De acordo com a mesma fonte, o único angolano reconhecido pela FIFA para gerir actividades internacionais no ramo desportivo obteve a sua licença na última segunda-feira, em Frankfurt, e entrou na restrita lista de três "managers" residentes na Alemanha.

Contactado pela Angop, José Luís Gomes disse que a sua meta agora "é um dia organizar jogos para as selecções nacionais de Angola, embora essa profissão seja abrangente para outras áreas de acção, como transferência de futebolistas e técnicos".

"Com essa licença, já não estou limitado à Europa como antes com a da UEFA. Agora, posso, através da minha agência (Goolos Sport), organizar partidas oficiais das datas FIFA. Depois de muita persistência, consegui entrar na lista dos Match Agents FIFA. Neste momento, somos três na Alemanha com esse estatuto", realçou.

Quanto a selecção nacional, o especialista sublinhou apenas que está disponível para ajudar no que for preciso, desde que haja acordo com a estrutura que gere o futebol angolano (FAF).

José Luís Gomes, que esteve à beira de assumir o cargo de psicólogo dos Palancas Negras por altura da participação inédita de Angola no Mundial de 2006, tem trabalhado na compra e organização de eventos desportivos, através da licença da UEFA.

Além da negociação de futebolistas na Europa, o responsável da Goolos Sport assinou em Dezembro de 2008 contrato com ex- estrelas da selecção brasileira (Bebeto e Josimar) e faz parte de um projecto de descoberta de novos valores nigerianos para "injecção" em clubes europeus.

Assegurou ainda os direitos de velar pela preparação do combinado do Paraguai e ganhou em 2008 a concorrência para a organização do UBI Cup Berna, que se disputa anualmente na Suíça.

Em Maio deste ano, o empresário, natural da cidade do Lobito (Benguela), levará os brasileiros Bebeto e Josimar, bem como o alemão Roland Kramer a Lagos, palco do torneio da descoberta de novas promessas do futebol nigeriano, a convite das autoridades governamentais do país mais populoso de África.

A Angop soube que a iniciativa, em que José Luís Gomes surge na qualidade de agente de eventos das duas antigas vedetas canarinhas, terá a participação de ex-internacionais do futebol nigeriano, que se interessaram pelo projecto, assim como dirigentes desportivos e políticos.

De acordo com a lista a que a Angop teve acesso, o angolano, que reside naquele país europeu há mais de 20 anos, aparece ao lado de dois germânicos, designadamente Andreas Lampert (da agência XXL Sports GmbH) e Joachim Schoen (JS Sportmanagement).

Fonte: Angop