Luanda – O presidente da Associação Angolana dos Direitos do Consumidores (AADIC), Diógenes de Oliveira, disse nesta quarta-feira, 25, em Luanda, que dentro de breve, a sua organização vai estabelecer uma parceira (em várias áreas) com o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), no sentido de defender conjuntamente os interesses do consumidor em geral.

*Wilson Paulino
Fonte: Club-k.net
A 1.jpg - 120.60 KBO responsável falava à imprensa no final de uma visita de trabalho efectuada pela direcção do INADEC às instalações da AADIC, localizada no Njinga Shopping, em Viana Sabe-se que após a visita as direcções das duas instituições de defesa do consumidor reuniram cerca de duas horas – a porta fechada – a fim de abordarem temas do seu interesse.

Diógenes de Oliveira assegurou, na altura, que as duas organizações pretendem, nos próximos tempos, elaborar um plano de formação dirigido aos consumidores e fornecedores a fim de salvaguardar os interesses comuns. “Porque acreditamos nós que antes de informar é preciso primeiramente educar o consumidor, como o fornecedor”, avançou.

O nosso interlocutor garantiu que, após este encontro de trabalho, a AADIC pretende trabalhar em consonância com o próprio INADEC. “Na verdade nós [AADIC] vamos trabalhar em conjunto com o INADEC em questões que tenham a ver com o consumo, mediante as denúncias dos próprios consumidores”, revelou o responsável, adiantando que “vamos actuar juntos na fiscalização dos actos irregulares por parte dos fornecedores”.

No final do acto, o presidente da AADIC considerou benéfica a visita da direcção do INADEC. “Temos conhecimento que é a primeira vez que uma organização do Estado efectua uma visita de género a uma instituição não governamental de defesa do consumidor. Por isso, agradecemos, desde já, o gesto”, rematou.
 
Já a directora geral do INADEC, Paulina Semedo, justificou que a visita efectuada à sede da AADIC serviu, de igual modo, para constatar as suas condições de trabalho. Na altura, admitiu reconhecer as dificuldades que as associações ligadas a defesa do consumidor atravessam.

“Sabemos que as associações ligadas a defesa do consumidor se debatem com algumas dificuldades, quer de ordem técnica, financeira e logística. Por este motivo, nós INADEC concordamos estreitar, nos próximos tempos, relações de trabalho para podermos em conjunto defender aqueles que são os direitos do consumidor’’, finalizou.

A 2.jpg - 119.23 KB

 

 

 

 

A 4.jpg - 115.46 KB

 

 A 3.jpg - 117.48 KB