Luanda - O governo Chinês pretende reforçar a cooperação bilateral sino-angolana no sector da Sáude com a formação de quadros do Hospital Geral de Luanda ( HGL) e a troca de visitas entre especialistas chineses e angolanos, disse hoje (quinta-feira), em Luanda, o embaixador da China em Angola, Gao Kexiang.

Fonte: Angop

O embaixador, que falava na cerimónia de entrega provisória do novo edifício do HGL, explicou que o incremento da cooperação bilateral na área da saúde visa ajudar Angola a elevar a qualidade de serviços de saúde e cuidados médicos.

Garantiu que o governo chinês vai colaborar com o angolana na gestão e funcionamento do HGL e augura que o novo edifício incentive o desenvolvimento das formas de tratamento médico e de saúde, assim como impulsione ainda mais a cooperação sino-angolana.

"O projecto de construição do Hospital Geral de Luanda é mais um fruto da amistosa cooperação sino-angolana", disse , sublinhando que o executivo angolano e o Governo Provincial de Luanda têm estado empenhados na melhoria das condições de tratamento médico ao público.

Gao Kexiang disse que o governo chinês também deu orientações mais exigentes ao empreiteiro para a construção de uma obra excelente qualidade.

Para o embaixador que exprimiu a sua gratidão a todos que acompanharam e participaram na execução da obra, a entrega do edifício enriqueceu a cooperação sino-angolana na arte de tratamento médico e de saúde,

Disse estar confiante no futuro de Angola e em boas perspectivas no incremento da cooperação entre os dois paises e assegurou que o gonerno chinês continuará junto com o angolano para a consolidação da inabalável parceria estratégica sino-angolana.

O governador provincial de Luanda, que representou o governo angolano na cerinómia, elucidou aos presentes que, nos termos do contrato de empreitada, uma vez recebida a obra, ela é objecto primeiro de recepção provisória e depois definitiva.

"O que estamos a fazer aqui hoje é a recepção provisória do HGL com a finalidade de num período de um ano o dono da obra (o Governo Provincial de Luanda) e a empreiteira chinesa possam acompanhar o seu estado e eventualmente corrigir algumas falhas que se detectar para que depois seja feita a entrega definitiva da mesma", esclareceu.

Graciano Domingos Informou que o Governo Provincial de Luanda, com o apoio do MInistério das Relações Exteriores, vai marcar uma data para a entrega definitiva e inauguração da obra.

O governador disse estar rigozijado porque a cooperação chinesa tem deixado muitas obras em Angola, acrescentando que a parceria com a China não é em abstracto, pode ser provada com infra-estruturas e no domínio da formação de quadros.

A cooperação com a China, acrescentou, esta virada ao desenvolvimento de Angola e ao fortalecimento das relações entre os dois povos que data do período de Luta de Libertação contra o Colonialismo.

"Queremos continuar com a China no domínio da organização, do trabalho com disciplina e na forma como poderemos transformar Angola num país melhor, inclusivo e virado para o progresso técnico e científico", realçou, sublinhando qua a saúde constitui um segmento importante na política do governo angolano e este hospital se enquadra na oferta de melhores serviços.

Manifestou a satisfação do governo pela obra e solicitou que o estado chinês construa mais infra-estruturas do gênero em outros municípios da província.