Luanda -   Foram assinaladas no inicio desta semana em Luanda, uma onda de descontentamento no seio das Forças Armadas Angolanas (FAA),  em razão do incumprimento de uma orientação,  que diz vir, do comandante-em-chefe, José Eduardo dos Santos (JES)  que determina  a  distribuição de novas viaturas para alguns oficiais superiores das destintas regiões militares do país.

Fonte: Club-k.net

As “orientações  superiores” foram no sentido de se fazer entrega  a viaturas de marca  “Toyota fortunes” para os tenentes coronéis, “Toyota Prado TXL”, para os coronéis, “Toyota Land Cruiser V8”, para os tenentes-generais e Luxus para os generais.  

 

Não obstante, as  promessas  serem de Dezembro de 2012, e reiteradas  no ano  de  2013, estava determinada que cerca de 400 oficiais da região militar (RM) de  Luanda receberiam esta semana,  a semelhança das RM  espalhadas pelo país.

 

A não entrega das viaturas    aos  destinatários, tem dado azo  a   suspeitas de que  os responsáveis pela sua  distribuição terão enveredado por  praticas menos claras    semelhantes ao antecedente dos anos anteriores.  De acordo com denuncias de “velhas praticas”, os “generais-distribuidores”  vendiam as viaturas, no mercado informal,   e depois compravam outras “mais baratas” para os seus  colegas ficando eles com os  dividendos.

 

No seio da classe dos oficiais superiores  citam como não alheios a situação da “não entrega das viaturas”,  altos funcionários do Gabinete do CEMG/FAA, da linha  do Tenente general, José Morais Paulo e do  brigadeiro Ramos Miguel.

 

A razão da citação deste dois altos oficiais prende-se pelo facto de eles desempenharem funções especiais no exercito. O Primeiro para além de ser chefe do gabinete do CEMG/FAA é a entidade que distribui os cabazes no exercito enquanto que o segundo para além de ser o chefe adjunto, é frequentemente apontado como o  oficial que  praticamente controla as finanças do Estado-Maior. São ambos da alta confiança do general Geraldo Sachipengo Nunda.