Luanda -  Mais uma vez, e na condição de eleitor/contribuinte, reservo - me ao direito de radiografar e/ou esboçar aqui a minha análise crítica ao orçamento do MINJUD  para este ano.

Fonte: MRA PRESS

Estou intrigado, profundamente preocupado, decepcionado mesmo com a forma duvidosa como foi na generalidade remetido e aprovado o orçamento do MINJUD.

Compulsada a estrutura de cabimentação dos ministérios, com ênfase para as páginas 179 a 181 que ilustram a proposta orçamental do MINJUD, fiquei muito revoltado.

Revoltado, porque constatei graves irregularidades, deparando - me com suspeições que conduzem-me a apelar à comissão de especialidade à:

1-Estão aprovados 3 (três milhões de dólares dos EUA) para o" Projecto" Despontar.

1-a) O programa ou projecto despontar não existe, ou melhor está no papel a mais de cinco anos, contém destacadas ineficiências, está caducado e já consumiu mais de USD 15.000.000.00(Quinze milhões de Dólares) e não produziu literalmente nada.

1-b)Desafio o MINJUD  a apresentar um atleta, uma infraestrutura, um indicador do despontar...é tudo treta.

Se estamos em contenção de despesas, como cabimentar 3 milhões de dólares para um programa que só está no papel!!!??

2-Como é possível contemplar, mais uma vez,260.000.00 (duzentos e sessenta mil dólares) para uma tal de "Gala do desporto" que nunca vimos. De recordar que todos os anos, o orçamento do MINJUD  contempla USD 260.000.00 para uma tal Gala do Desporto que nunca aconteceu. Este valor vezes os três anos consecutivos, atinge a módica quantia de aproximadamente USD 700.000.00. Isto chama - se desvio de fundos.

Voltaremos nas próximas horas com mais informações.