Lisboa –  Está em fase de apuração a veracidade do conteúdo de um memorando,  atribuindo a círculos do regime em algumas províncias em Angola,  dando conta de alguns planos de subversão ou sabotagem contra sectores próximos a  UNITA, como também desencorajar/saturar  os seus  antigos  militares agregados nas forças armadas angolanas.

Fonte: Club-k.net

Datado de Dezembro de 2014, o memorando trás particularidades semelhantes  as correspondências entre os serviços de segurança do regime,  tal  a feitura em papel branco,  e sem assinatura da entidade o responsável pela sua autoria.

 

Apesar de não estar autenticado, fontes próximas ao partido no poder tem duvidas de que seja uma orientação dos órgãos de segurança porque segundo fazem crer estes tem uma tem uma codificação própria decifrável por eles.

 

Por outro lado fonte próxima  a UNITA, maior partido da oposição, entende que “mesmo  sem ser assinado (autenticado), o conteúdo do  memorando,  não deixa de ser preocupante”.

 

Porém, alguns sectores da sociedade civil  acreditam que o regime não esteja alheio a isto,  uma vez, que algumas ilustrações do referido memorando  tem se conformado com o que esta acontecer na prática. Recentemente uma caravana da UNITA foi alvo de emboscada, na Comuna do Loremo. Os seus integrantes foram espancados e as viaturas queimadas por supostos militantes do MPLA.

 

{edocs}http://club-k.net/images/pdf/regimeplano.pdf, 710, 600{/edocs}