Luanda - Em quase todos os países do mundo as mulheres são maioria e Africa não foge a esta regra. Com as grandes calamidades que aconteceram no continente nos últimos 5 seculos como o Colonialismo, a Escravatura, o Trafico Negreiro, as Guerras. Nestas calamidades tem sempre o homem estado na linha da frente, tal como a Primeira e a Segunda Grande Guerra na Europa que levaram milhões de europeus especialmente russos, as guerras em Africa levaram a morte um grande numero de Africanos especialmente homens.

Fonte: Club-k.net

Por estas razoes encontramos por esta Africa alguns países em que as mulheres são 51, 52 ou mesmo 53% da sua população, esta diferença não é tao má nos países em que as suas populações não ultrapassem os 5 milhões, já essa mesma diferença percentual é muito sentida nos países que chegam a 50 milhões. Esta discrepância que em alguns países atinge a cifra de mais de um milhão de mulheres a mais que homens faz cair por terra aquela máxima introduzida pela Doutrina Cristã com o Colonialismo de “Um Homem, uma mulher”. Apesar de ser inegável que em Africa a Poligamia é um costume milenar, com estas guerras alem das mortes muitos africanos emigraram e não voltarão, muitos voltarão com mulheres estrangeiras, muitos viraram Gays enfim todas estas aprofundaram mais ainda esta prática da Poligamia.

Na Rússia devido as mortes de 20 milhões de cidadãos na Segunda Guerra Mundial sendo a sua maioria homens hoje tem o maior défice de cidadãos do sexo masculino do mundo com superavit é de 12 milhões de mulheres a mais que homens por lá) e por isso a infidelidade masculina é uma pratica comum. Vários corredores tem sido feito por la por parte de grupos de mulheres solteiras no intuito de se aprovar a Poligamia.

Na Africa do Sul devido a Guerra Civil de 1961 a 1990 assim como a forte tradição de Poligamia lá existente juntando ao facto as mulheres também serem maioria, por la está estatuída a Poligamia do Direito Costumeiro onde um homem pode ter mais de uma mulher e se limites para o numero de esposas.

Em Moçambique, devido ao longo período de conflito armado de 1964 ate 1993 tem um défice de 1 milhão de homens em relação as mulheres. Por la só os muçulmanos tem direito a Poligamia.

Existe na Serra­Leoa, a maior discrepância do género no mundo nas populações com menos de 15 anos onde as mulheres são a de longe maioria e com tendência a aumentar com tempo, devemos nos lembrar que este país passou por um longo período de Guerra Civil. É também na Africa Ocidental onde a Poligamia é mais praticada no continente devido a fé islâmica.

Em Angola (provavelmente também devido ao longo período de conflito armado de 1961 a 2002) o censo confirmou em 2014 que existem 777 mil mulheres a mais que homens só ver que elas são a maioria nos Creches, nas Escolas, nas Universidades, nos mercados, nas famílias, nas festas embora que não o são no Executivo, na Assembleia, nos Tribunais. Este número é Colossal e Assustador, pode encher 14 Estádios 11 de Novembro repleto de mulheres sem um homem sequer. Conheci uma aldeia no Kwanza­Sul existiam em 400 adultos, 100 homens e 300 mulheres, sem olhar a leis os mais velhos decidiram praticar a poligamia pois a aldeia mais próxima se encontrava a 180 Kilómetros e nenhuma das aldeãs esta dispostas a procurar marido tao longe. Fruto de pesquisas também foi constatado que todos os “Seguranças” de empresas tem 2, 3 ou mais mulheres com a maior naturalidade, com a tendência deste numero aumentar a medida que vão sendo trocados de posto. A prática da poligamia é muito comum de facto também na periferia das grandes cidades bastando que se faça o Pedido/Alembamento da família da noiva, arranja­se uma residência para ela e esta tudo bem não importando (muito) se ela é Primeira, Segunda ou Terceira.

A prática da Poligamia é também muito comum nas elites Africana, não é nada invulgar vermos Presidentes, Ministros, Deputados, Governadores, Embaixadores, Administradores africanos com mais de uma esposa, chega mesmo a criar alguns embaraços a certos serviços protocolares e de estado, como por exemplo o Presidente Zuma da Republica Sul­Africana. A pergunta que não quer calar é:

A quem beneficia o Poligamia, o homem ou a Mulher???

Se formos a ter em conta que a Poligamia não é obrigatória ou seja que nenhum homem é obrigado a ter 3, 2 ou mesmo 1 mulher e também que nenhuma mulher é obrigada a ter um marido, a ser “Única”, “Primeira”, “Segunda” “Terceira” ou outra posição qualquer, a Poligamia é OPCIONAL (para ambos os sexos), logo beneficia os dois.

Existem correntes que dizem que a Poligamia beneficia mais o homem porque pode “desfrutar” de mais de uma mulher com alternância e regularidade.

Existem também outras correntes que dizem que quem mais beneficia é a mulher pois sendo a maioria da população e muitas vezes aos milhões, se não fosse a Poligamia estas mulheres não teriam a oportunidade de ter marido e muito menos de ter filhos. Para complementar esta ideia alegam que quem é que não tem uma irmã, prima, tia, vizinha, colega que não é Segunda (ou terceira), uma que tem mais de 30 anitos e seja (desesperadamente) solteira a procura de ser “pelo menos só segunda ” e por (com)sequência “pelo menos um filho”.

São factos e contra factos não há argumentos, os números estão ai, as mulheres SÃO MAIORIA. Elas estão ai, estão “a mais”, querem os seus direito humanos, o seu marido (partilhado ou não), os seus filhos (dentro de um casamento dentro dum Lembamento).

Caso para refelectir.

Augusto BáfuaBáfua

Licenciando em Relações Internacionais

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.