Luanda – Simões Anacleto, o   Presidente da Cooperativa agrícola do Banza Yeto,  na comunica do Icole e Benguo, foi recentemente capturado e torturado  por agentes da Policia Nacional da esquadra junto do estaleiro da Tahala,  afecta ao comando da divisão de Catete.

Fonte: Club-k.net

Ao se aperceberem pelo seu desaparecimento estranho, a família de Simões Anacleto decidiu contactar o comandante da esquadra da Tahal. Este por sua vez informou a esposa, que o  líder da cooperativa  encontrava-se numa das unidades Hospitalares.

 

Ocorrente dos factos a direção da organização não governamental   SOS Habitat se deslocou no passado dia  3 de Março de 2015, ao Comando da Divisão de Catete onde apuraram os seguintes factos:

 

1. O Sr. Simões Anacleto foi encontrado no Hospital Municipal de Catete, com ferimentos graves conforme as imagens fotográficas que apesar de estar inconsciente, conseguiu afirmar aos activistas de que foi convidado pelo comandante da esquadra situada junto ao estaleiro da TAHAL BAHAL para subir na viatura da polícia com o objectivo de leva-lo ao comando da Divisão com fim de ser acareado pela investigação criminal e ao meio do caminho, com a viatura em velocidade os agentes da polícia o empurraram para o chão.

 

1.1. Os activistas se deslocaram ao comando da Divisão de Catete com o objectivo de fazer uma participação sobre o sucedido, mas, o Sr. Comandante da Divisão de Catete entendeu chamar os agentes e o cidadão envolvidos na acção para se apurar a veracidade dos factos. Os agentes da policia que praticaram a acção, posto na sala do Sr. Comandante Municipal de Catete informaram que o carro estava com velocidade de 40 km/h infelizmente Sr. Simões Anacleto saltou do carro.

 

De recordar que o Senhor  Simão Anacleto tem resistido contra a usurpação do espaço da cooperativa  Tahal responsável pelo projecto de desenvolvimento hidroagrícola cujo  uma parte do espaço pertence a cooperativa agrícola que ele lidera.