Lisboa - O diplomata angolano Felício Bruno Teles lançou, na Quinta-feira, em Lisboa, o livro "Diplomacia Pública", resultante da sua tese de mestrado em "Diplomacia e Relações Internacionais", concluída na Universidade Lusófona de Lisboa, que teve uma classificação de “muito bom”.

Fonte: Angop

Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola em Portugal, a que a Angop teve acesso, o autor justifica a obra pela “inexistência de qualquer estudo do género no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pela dificuldade no acesso à documentação dispersa”.

Felício Teles, segundo secretário na Embaixada de Angola em Portugal, dedica o tema defendendo que “o século XXI tem sido marcado pela democratização e pela globalização competitiva dos meios de comunicação, com impacto crescente sobre a opinião pública e sobre os processos de tomada de decisão dos Estados e das Organizações Internacionais”.

“Na contemporaneidade, a opinião pública tornou-se mais informada e exigente, passou a influenciar significativamente os processos de tomada de decisão em matéria de política externa, num período em que os assuntos do exclusivo domínio dos órgãos representativos dos Estados têm diminuído à medida que aumenta o papel das organizações internacionais”, acrescenta o autor.

Concernente à CPLP, Felício Teles atesta existir “uma consciencialização sobre a necessidade de desenvolver actividades de diplomacia pública, com vista a atingir os desígnios desta organização”.

Admite que “os condicionalismos de ordem financeira e política não estimulam, nem tornam prioritário o desenho de uma estratégia de diplomacia diplomática, que passaria pela exploração das potencialidades presentes neste domínio”.

Para ele, “a CPLP terá tanto mais reconhecimento interno e prestígio externo, quanto maior for a sua utilidade para os Estados-membros”, adiantando, contudo, a importância de a CPLP “desempenhar um papel de relevo no apoio ao desenvolvimento dos Estados-membros, especialmente dos mais carenciados, sendo importante o seu reconhecimento internacional"

Lançado no auditório da Missão diplomática angolana em Portugal e presenciado pelo embaixador José Marcos Barrica, o livro, editado pela Coimbra Editora, foi apresentado pelo antigo presidente da Assembleia da República Portuguesa, Jaime Gama, que também prefaciou.

Nascido em 1978, o autor é licenciado em Direito pela Universidade Estatal de Ivanova (Rússia), pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa e mestre em diplomacia e relações internacionais na Universidade Lusófona de Lisboa.