Luanda - O general cubano Rafael Moracén Limonta, que participou na luta armada pela independência de Angola e posteriormente na guerra civil, com nacionalidade angolana desde 2014, acaba de ser promovido ao grau militar de tenente-general pelo Presidente angolano José Eduardo dos Santos.

Fonte: Lusa
General cubano.jpg - 17.73 KBA informação consta de uma ordem do Comandante-Em-Chefe e Presidente da República, de 03 de Março, e que determina a promoção do general cubano, depois de ouvido o Conselho de Segurança Nacional.

Num outro despacho, do mesmo dia, José Eduardo dos Santos autoriza a passagem à reforma do agora tenente-general do Exército Rafael Moracén Limonta, de 75 anos, "por limite de idade".

Considerado herói da revolução nacional naquele país das Caraíbas, o general Rafael Moracén Limonta partiu de Cuba para o Congo em 1965, para apoiar os guerrilheiros do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) na guerra contra o colonialismo português.

De acordo com uma resolução da Assembleia Nacional angolana que entrou em vigor a 25 de agosto, foi concedida a nacionalidade angolana ao mesmo oficial cubano - que nos últimos anos desempenhou o cargo de adido militar na embaixada de Cuba em Luanda -, invocando os "serviços relevantes prestados ao país".

Com a independência do país, Moracén foi chamado pelo primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto (MPLA), para o cargo de coordenador da segurança presidencial, entre outras funções.

A decisão de conceder a nacionalidade angolana, questionada pela oposição, resultou de uma proposta apresentada por um grupo de dez deputados (MPLA) ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, em carta de 22 de janeiro de 2014.

A concessão da nacionalidade ao general cubano foi também justificada pelo parlamento com a "luta pela independência nacional" de Angola e os "esforços para a preservação da paz, integridade territorial e soberana nacional", que envolveram Moracén Limonta.