Defensor de uma mudança de hábitos no MIREX, o ministro não tolerou que estes dois diplomatas colocados na Argentina «passassem» por ele e levassem o «caso Buenos Aires» directamente ao Presidente da República.

À mesa do Presidente da República chegou um documento remetido por Domingos Pacheco e Mercedes Quintino referindo que o embaixador Fernando Dito e o adido financeiro Abel Adão João teriam sido acusados de assédio sexual. Os dois recortaram partes de relatos da imprensa que dão conta da queixa intentada contra Fernando Dito e Abel Adão João, remetendo-as com uma carta assinada para o gabinete de José Eduardo dos Santos.

Com outros problemas mais prementes por tratar, José Eduardo dos Santos remeteu a queixa ao ministro da tutela.

Assunção dos Anjos, homem de uma educação irrepreensível, não gostou da «brincadeira» e ordenou o imediato afastamento dos dois «queixinhas».

O mau hábito de levar tudo ao Presidente da República tem história no MIREX. O último grande caso teve como protagonista Belo Mangueira, que fora ministro conselheiro em Nova Iorque e em Genebra.

As informações que transmitiu ao Presidente da República deram lugar a um inquérito, ordenado por José Eduardo dos Santos, cujos resultados não se sabe se tiveram ou não efeitos na decisão de afastar João Miranda do MIREX, em Setembro passado.

O primeiro caso no consulado de Assunção dos Anjos deverá ser também o último, já que os dois delatores foram sumariamente demitidos e o seu exemplo não será, seguramente, seguido por ninguém.

Domingos Pacheco, primeiro secretário destacado em Buenos Aires desde 2 de Fevereiro de 2007, e Mercedes Fátima Quintino, igualmente primeira secretária, colocada na Argentina desde 13 de Março de 2003, estão de malas aviadas para Luanda.

A decisão de Assunção dos Anjos caiu como uma bomba no MIREX, onde até aqui apenas se sabia que o novo ministro quer eliminar muitos maus hábitos.


Fonte:Semanário Angolense