Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tomou conhecimento com bastante preocupação e tristeza da situação provocada pela chuva e instruiu nesta quinta-feira o Governo Provincial de Benguela, para "adoptar medidas consentâneas" com o momento difícil dos sinistrados.

Fonte: Angop/UNITA

Segundo uma nota da Casa Civil, chegada à Angop, o Chefe de Estado recomenda a criação de condições para o apoio material e moral às famílias desalojadas e afectadas pelo desaparecimento dos seus ente queridos.

As medidas consentâneas, de acordo com a nota, devem ser extensivas à protecção civil, por forma a minimizar os prejuízos sofridos.

O Presidente da República solidariza-se com todas as famílias enlutadas, às quais endereça as mais sentidas condolências.

Várias pessoas ainda estão desaparecidas e muitas ficaram sem abrigo, na sequência dessas chuvas, que causaram 47 mortos e avultados danos materiais.


INTEGRA DA NOTA DE IMPRENSA DA UNITA

O Presidente da UNITA, Isaías Henrique Ngola Samakuva que se encontra em digressão pelo interior de Angola, tomou conhecimento, desde a manhã desta quinta-feira, 12 de Março de 2015, de notícias sobre a catástrofe que já vitimou dezenas de pessoas no Município Portuário do Lobito.


Perante este infausto, acontecimento, o Presidente da UNITA cumpre o dever de endereçar, em nome do Partido e dos seus Militantes, os seus profundos sentimentos de pesar às famílias enlutadas.

Pede ao Governo para tomar, com rapidez medidas que se impõem para aliviar o sofrimento dos afectados, ao mesmo tempo que apela por soluções preventivas para que situações do género não se voltem a verificar.

Gabinete do Presidente da UNITA, no Huambo, aos 12 de Março de 2015