Luanda – Os moradores do Ginga Cristina, localizado no Luanda Sul, município de Viana, envolveram-se na noite desta quarta-feira, 11 de Março, numaobriga – arrepiante – com os membros da antiga administração [daquele espaço habitacional] que os acusam de terem desviado cerca de 4.100.000 de kwanzas (de 27 de Fevereiro a 11 de Março de 2015), que foram depositados pelos moradores (dos 148 apartamentos) como “taxa de condomínio”.

             Os moradores pagam 265 dólares/mês

Fonte: Club-k.net

Paula Domingos.jpg - 80.94 KBPrimeiramente, a administração – que era composta por Paula Evaristo Maia Domingos, José Carlos Fragoso Capalo e Evaristo Francisco – tivera sido suspensa após uma reunião com os membros do Comissão Fiscal e Comissão dos Moradores deste residencial, por ter retirado, no início deste mês, da sua conta [bancária] um total de 1700.000 de kwanzas.

Segundo o extracto bancário da conta do Banco de Fomento de Angola, número: 7542891230001 akz, passado a 02 de Março, o cidadão Januário Domingos – que curiosamente é esposo de Paula E. Maia Domingos, da responsável da administração – levantou um total de 1.700.000 kwanzas, até pelo menos no dia 02 de Março.

No mesmo dia, a Comissão Fiscal convocou – por volta das 20h30 – uma reunião em assembleia extraordinária onde estiveram presente os membros da administração e da comissão dos moradores do referido condomínio, a fim de solicitar uma explicação sobre o levantamento de 1700.000 kzs, pelo Januário Domingos, e, ao que parece, terá transferido da sua conta particular.  

Em resposta, segundo a acta da assembleia em nossa posse, a administração – na pessoa de Paula Domingos – confirmou o facto, justificando que os referidos valores monetários foram debitados da conta do condomínio para a conta particular do seu esposo [Januário Domingos] em virtude de saldar uma suposta dívida que o condomínio tem para com este.  

Não satisfeita com a resposta de Paula Domingos, os participantes da assembleia decidiram – em maioria – bloquear temporariamente qualquer tipo de débito na conta do condomínio, até se apurar a veracidade sobre a suposta dívida.

Curiosamente, passados nove dias, a suspensa responsável da administração do Ginga Cristina ordenou os seus comparsas – Salvador Infeliz António, Gerson Tito Manuel e Ewerton Sérgio Jacinto – a levantarem da conta do condomínio, em simultaneamente, no dia 11 de Março, cerca de 2400.000 kzs. Passe que, o primeiro individuo debitou 1.200.000 kzs; o segundo debitou 100.000 kzs e o terceiro 1.100.000 kzs. Perfazendo um total de 2400.000 kwanzas.    

Ao perceberem das movimentações efectuada a conta bancário, os moradores – agastados com a atitude de Paula Domingos -  protagonizaram uma acção de arruaça junto da mesma.  

De lembrar que, antes da acção protagonizada, os moradores do condomínio Ginga Cristina foram privados, mais de duas semanas, dos bens de primeira necessidade – que é a energia eléctrica e água, sem quaisquer justificação plausível – pela antiga administração. Situação está, de acordo com os mesmos, os forçou a tomar medidas acima referenciadas.    

Curiosamente, segundo apurou o Club K, antes da comissão fiscal deste condomínio suspender a antiga administração, Paula Domingos tivera mudado juntamente com a sua família para uma outra residência. Quer dizer, a senhora, tivera arrendado a sua residência há mais de 3 meses, e mesmo assim continuou a exercer o cargo de administradora do condomínio. O facto que indignou mais ainda os moradores que exigem a restituição os valores.