Lisboa -  O ex- Primeiro Ministro, Marcolino José Carlos Moco que geralmente é apresentado como tendo participações no Banco Comercial Angolano (BCA), deixou desde algum tempo  de ter interesses nesta instituição financeira privada, segundo uma informação que circula em meios  económicos próximo ao regime.

Fonte: Club-k.net 

Ex- Primeiro Ministro  desprovido de negócios 

De acordo com as  informações que só agora vieram a superfície,  os  sócios maioritários, do BCA, decidiram, por intermedio de uma deliberação da Assembleia Geral, elevar o capital social desta instituição comercial, para equilibrar a expansão e gestão da sociedade. Porém, na ausência de recursos  financeiros exigidos,  o ex-Secretario Geral do MPLA,  foi obrigado a ficar de fora cedendo então as suas participações aos sócios  maioritários.

Marcolino Moco era  detentor de uma participação de percentagem inferior, da qual recebia anualmente um valor inferior a 100 mil dólares americanos. Presentemente, este antigo acionsta do BCA,  (desprovido de fortuna; sem negócios),  dedica-se  a docência e a advocacia.

O BCA foi  constituído a 2 de Maio de 1997, um ano depois de Marcolino Moco, ter sido afastado do cargo de Primeiro Ministro da República de Angola. Tratou-se de  uma iniciativa da autoria de sectores do MPLA.  Na mesma época foi constituído  com a mesma finalidade um outro banco, o BAI, mas com um grupo de acionistas diferentes.

São  também apresentados como acionista do Banco Comercial de Angola (BCA), os políticos  Augusto da Silva Tomas,  França Van-Dunem e Lopo do Nascimento. Parecia, um banco para dirigentes que na altura, estavam caídos em desgraça política.

Logo após, o ex- acionista Marcolino Moco ter adoptado uma postura critica aos actos de violação dos direitos humanos e abuso da constituição em Angola por parte do regime, foi verificado que  o BCA teria também sofrido algumas exclusões por parte do regime. As empresas  publicas, por exemplo,  não estavam  autorizadas a fazerem pagamentos ou depósitos  de salários nesta instituição bancaria.