Luanda – Nós, a Juventude Patriótica de Angola de Luanda, vimos por este meio manifestar o nosso repúdio pela ausência sem justificação de sua Excelência Sr. Presidente José Eduardo dos Santos a província de Benguela, município do Lobito, no sentido de prestar a devida solidariedade, em quanto pai e titular do Poder Executivo de Angola, aos nossos irmãos que perderam a vida durante as chuvas que assolaram aquela região do território nacional.

JPA luanda.jpg - 53.66 KBSua Excelência Senhor Presidente! Como jovens de Luanda e coabitarmos na mesma cidade, achamos que sua excelência decepcionou mais uma vez a juventude a quem tem o dever moral de passar valores.
 
O facto do senhor Presidente não ter deslocado pessoalmente ao Lobito e juntar-se  aquelas famílias que perdera os seus ente-queridos e os poucos bens que possuíam, por causa das más politicas públicas de prevenção, significou um total desprezo para aquelas família e aos angolanos.

Em África, e sobretudo em Angola, o povo, em particular a juventude, habituaram-se culturalmente a sentir o seu pai, ou líder, em todos os momentos (bons ou maus). É com esta cultura de solidariedade e amor que crescemos. A prática tem mostrado que Sua Excelência apenas precisa do povo  para a sua  manutenção no poder há mais de três décadas.

Sua Excelência Senhor Presidente!
Não repudiamos a sua infeliz atitude negativa por somente sermos da mocidade da CASA-CE em Luanda, representamos também aqueles que não têm voz e coragem. É sabido por todos a desilusão e vergonha que nos fez passar a quando da morte do antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela “Mabiba”, pelo facto de não ter ido as suas exéquias fúnebres.

A Sua Excelência provou mais uma vez a sua insensibilidade, cinismo e arrogância e que nunca perdoou o facto de Madiba ter tido uma visão diferente a do Senhor, em relação a paz e a reconciliação nacional em Angola e África. Reconhecemos que o poder que esforça há mais de três décadas, diminua naturalmente as capacidades físicas e mentais de Sua Excelência.

Este povo especial que o Senhor Presidente apelidou não só quer ver Sua Excelência ao Lua, no aeroporto novo de Luanda, copa do Brasil, festança, concurso de mulheres ou inauguração quando está em jogo os seus interesses pessoais. Este povo especial o quer ver também cumprir suas obrigações como pai e chefe da nação. Senhor Presidente! Angola já não é felizmente há 12 Anos, um Iraque, Líbia, Nigéria ou Síria onde não há solidariedades pelos mortos.

Os 100 milhões de kwanzas que actualmente é pouco menos de um milhão de dólares, que o estado disponibilizou para o Lobito com anuência do senhor Presidente é muitíssimo pouco, para mais de 170 família que perderam o pouco que tinham, comparando com os nossos dinheiro doados recentemente a Cabo Verde, República Centro Africana e os 5.7 mil milhões de dólares do banco BESA, doados alegadamente aos seus próximos. Sugerimos aumentar as verbas para o bem estar das vítimas na sua maioria jovens e proprietários desta Angola rica.

Agradecemos a direcção da CASA-CE que patriótica e pontualmente se solidarizou com as vítimas com responsabilidade e sentido de estado, que em tempo oportuno cumpriu com o seu dever de solidariedade.

Agradecer também o governo da província de Benguela, Eng.º Isaac Maria dos Anjos, pela postura firme de um governante responsável, em ter assumido em parte as responsabilidades e falhas do estado nesta tragédia. Ao contrário do executivo que culpabiliza as populações e as vítimas.

Não esquecendo de agradecer as organizações políticas, religiosas, Forças Armadas, Polícia Nacional, empresas, anónimo e os angolanos em geral, que provaram durante esta mobilização sua solidariedade de coração e amor, sem esperar dividendos no futuro.

Luanda, aos 18 de Março de 2015

O GABINETE DO SECRETARIO PROVINCIAL DA JPA - LUANDA