Luanda - O Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor) reabriu nesta segunda-feira, o curso de formação técnico-profissional de jornalismo, paralisado há cinco 5 anos, com a participação de 70 formandos, apurados de um universo de 160 candidatos. O curso técnico-profissional de jornalismo tinha sido interrompido há cerca de cinco anos.

Fonte: Angop
O director do Cefojor, Joaquim Paulo, disse, na ocasião, que é um dos objectivos do curso, melhorar as competências daqueles que estão a estudar Comunicação Social e cujas aptidões profissionais versam sobre o jornalismo para que os formandos saiam no final, mais capazes.



É neste espírito, de acordo com o responsável, que o Ministério da Comunicação Social aposta, a partir deste ano, a trabalhar nas competências do saber fazer, tudo convergindo para a qualidade do serviço público que se pretende para o sector.



Joaquim Paulo disse que houve necessidade de se adequar o perfil do formando com base nas exigências do jornalismo angolano.



Nesta base, os formandos são enviados para o mercado de trabalho, já com espírito de empreendedores de maneira a que eles possam exercer a profissão de acordo com o quadro comunicacional, podendo abrir pequenas empresas de comunicação sem qualquer constrangimento.



Adiantou que, com base nisso, estes formandos podem atingir aquilo que é o tal almejado mercado regional, ou seja, a regionalização da própria comunicação social e defendeu o surgimento de pequenas e médias empresas neste ramo das ciências sociais.



Os formandos estão divididos em dois turnos, ou seja, manhã e tarde. Para além deste curso, o Cefojor ministra também os de aperfeiçoamento eleitoral, endemias, secretariado, inglês, português para estrangeiros e nacionais, pedagogia, marketing, entre outros.



Por sua vez, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Manuel da Conceição, destacou a formação técnico-profissional como uma das prioridades da agenda do Executivo angolano. O responsável, que falava na reabertura do curso técnico-profissional de Jornalismo 2015, sublinhou que este curso marca o relançamento das formações em jornalismo e é uma referência obrigatória na história do ensino do jornalismo no país, ministrado nesta instituição.



Reputou de importante para os jornalistas a formação técnico-profissional, porquanto reflecte a capacidade de contribuir para a elevação do nível de educação das pessoas, na base do princípio de que uma das funções principais do jornalismo é formar, entreter e informar.



Disse que a formação é importante para qualquer profissional e estabeleceu uma relação biunívoca formação/profissão, qualificando estas duas variantes de “companheiros inseparáveis”.



No entanto, alertou para o facto de a sociedade estar cada vez mais exigente, com apurado sentido crítico e impõe-se ao jornalista a necessidade de auto superação constante e domínio dos instrumentos que regulam o exercício da profissão, como a Lei de Imprensa, o Código de Ética e Deontologia Profissional e outros valores que apresentam como elementos para o exercício de um jornalismo responsável.



O Secretário de Estado considerou que a formação técnico-profissional em jornalismo deve ser entendida como uma necessidade permanente, só assim o jornalista poderá compreender os fenómenos sociais e divulgá-los em géneros jornalísticos, tais como a notícia, entrevista, reportagem, crónica e outros.

 

O Centro de Formação de Jornalistas iniciou a sua actividade em Setembro de 2002, sob tutela do Ministério da Comunicação Social. Tem como atribuições gerais contribuir para a formação contínua e o aperfeiçoamento dos profissionais do ramo da Comunicação Social, a investigação científica e a assessoria técnica.



O Cefojor é um instituto público, dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e pedagógica. Tem a sua sede em Luanda, podendo desenvolver a sua actividade em qualquer outra parte do território nacional.

 

O Cefojor ministra formações nas áreas de imprensa, da rádio, da televisão, do multimédia, das línguas e do desenvolvimento pessoal. Além das acções de superação das técnicas jornalísticas, o centro organiza palestras e seminários em áreas temáticas com interesse jornalístico que visam a especialização dos formandos e de jornalistas seniores.