Luanda - Duzentos mil casos de tuberculose foram registados durante o ano de 2014 a nível do país, informou esta terça-feira, em Luanda, o médico especialista em Pneumologia, Damião Vitoriano. A fonte frisou para este ano a cifra tende a aumentar consideravelmente em relação a 2013.

Fonte: Angop

O especialista que falava durante um Workshop sobre a tuberculose, em alusão o dia Internacional da Tuberculose, a assinalar-se hoje, 24 de Março, indicou que este número supera o do ano 2013, onde foram notificados 56 mil e 716 casos em todo o país.

O especialista considerou a tuberculose como um problema de saúde pública, por isso é necessário ”maior atenção aos doentes por parte dos familiares e do estado para com esta epidemia que vem crescendo “ enfatizou.

Damião Vitoriano apelou aos estudantes de medicina presentes ao encontro a envolvem-se cada vez mais na profissão, por formas a ajudarem as pessoas com carinho e dedicação.   A data, instituída em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional contra a tuberculose e Doenças Pulmonares (International Union Agaist Tb and Lung Disease-IUATLD), visa igualmente intensificar os esforços no controlo desta doença.

O 24 de Março recorda o dia em que o Médico Robert Kosch detectou o bacilo da tuberculose, em 1882, doença incluída entre as prioridades da OMS, como parte do objectivo geral – acções para uma vida mais saudável.

Entre as metas do milênio (Millennium Development Goals – MDG) está a redução à metade da incidência e da mortalidade por tuberculose até 2015 e, como meta a longo prazo, eliminar a patologia como problema de saúde pública até o ano 2050.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 9 milhões de novos casos de tuberculose se registem a nível mundial, dos quais três milhões ficam por diagnosticar, não recebem tratamento, e não são registados pelos programas nacionais de luta contra a tuberculose.

Este dado vem expresso numa mensagem da OMS, por ocasião do dia 24 deste mês, altura da celebração do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose (TB), em todo o mundo sob o lema “Avançar para Acabar com a TB”.