NOTA DE IMPRENSA

Luanda - O Grupo Parlamentar da UNITA manifestou, nesta terça­feira, 24 de Março de 2015, em Luanda, o seu desejo de conhecer um pouco mais da experiência da Noruega, no que concerne a gestão dos fundos Soberano e das reservas do diferencial do preço do Petróleo.

Fonte: UNITA

Esta posição foi manifestada durante a reunião que colocou frente a frente uma delegação de Deputadas do Grupo Parlamentar da UNITA e o Segundo Secretário da Embaixada da Noruega em Angola, Hans Cristian Kjolseth, acompanhado pelo Assessor Político e Económico,Sérgio Fernandes.

O enviado da Embaixada da Noruega em Angola quis ouvir das mulheres parlamentares da UNITA, em pleno mês da mulher, as prioridades do Grupo Parlamentar da UNITA, a sua visão sobre o Orçamento Geral do Estado e a linha ideológica do Partido.

Nas suas intervenções as Deputadas presentes ao encontro, encabeçadas pela Deputada Miraldina Olga Jamba, destacaram entre as prioridades, as movimentações em volta da Lei do Registo Eleitoral, que deve garantir a realização de eleições transparentes e credíveis, a institucionalização das autarquias, entre outras.

Para as Deputadas do Grupo Parlamentar da UNITA, o presente o Orçamento Retificativo empobrece ainda mais o país e questionam a propalada diversificação da economia, quando foram reduzidas em mais de 50% as verbas atribuídas ao sector da agricultura, principal vector da diversificação.

As Deputadas quiseram, por isso, ouvir de Hans Cristian Kjolseth a experiência do seu país na gestão de recursos naturais, como o petróleo e a aplicação das reservas e outros fundos, ao que o representante da Noruega garantiu faze­lo, fornecendo documentos elucidativos sobre a matéria.

As deputadas manifestaram igualmente preocupação com o estado da comunicação social pública em Angola, cada vez mais partidarizada e sem pluralismo.

UNITA

Solicitaram igualmente oportunidades para a formação de mulheres nos domínios de liderança feminina, igualdade do género e outras.

Quanto a linha ideológica da UNITA, as Deputadas asseguraram que os princípios que nortearam o Partido, desde a sua fundação, mantêm­se válidos até hoje e têm na Democracia e no Estado de Direito os fundamentos da acção da UNITA.

No final do encontro o Segundo Secretário da Embaixada da Noruega em Angola, Hans Cristian Kjolseth, convidou as Deputadas a participarem das celebrações do dia Nacional da Noruega a ser assinalado em 17 de Maio.

Luanda, 24 de Março de 2015

O Grupo Parlamentar da UNITA