Alemanha  - Quase tinha decidido escrever apenas coisas boas e românticas ate mesmo para ver se aos poucos ia afastando da minha memória muita coisa triste que vi com os meus próprios olhos e ouvi de muita gente que me merece credibilidade e confiança total.

Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça

Infeliz ou felizmente não consigo e acho que não devo pela simples razão em ter ainda tantas feridas que acredito jamais se cicatrizarão , e que me acompanharão ate ao fim da minha vida .

Para não dar muitas voltas vou mesmo agora direito ao assunto e entre outras coisas quero falar­vos do sangue que ainda estava fresco na parede , quando entrei preso no dia 30 de Maio de 1977 e passei alguns dias na cela ( G ) na cadeia do S.Paulo em Luanda .

A cela ainda cheirava á sangue dos presos que já tinham sido levados dias antes para serem fuzilados , enquanto os tantos que ainda estavam vivos como eu , estavam longe de imaginar que seguiriam o mesmo destino.

Duas coisas chamaram­me atenção naquela cela , sendo a primeira e mais arrepiante o sangue espalhado nalgumas paredes e o facto do grande numero de presos que la estavam terem sido quase todos da DISA .

A outra curiosidade é que a maioria dos jovens embora muitos na altura já não morassem no bairro Sambizanga , tinham nascido , crescido ou frequentaram antes a comissão popular daquele que já considerado como o bairro mais populoso de Luanda.

Como foi o caso dos manos ( Isaías e Simeão ) e seu primo Kipuko estes três chegaram mesmo a ser activistas da comissão popular do bairro Sambizanga , Elizeu Bondeca ( Gato Vitória ) Zeca Makalé , a Maria Bartolomeu entre outros tantos .

Aqueles que moraram no Sambizanga devem se lembrar do Zeca pois seu pai tornou­se famoso nos anos 67/68 por ser o primeiro negro que vendia perfume de quase todas as marcas no bairro.

Lembro­me das suas manas como se fosse hoje uma delas era a Joananinha mulher bonita e charmosa que foi sempre cobiçada pelos engatatões do bairro mais ela nunca perdia tempo com tais minhoquices ate que mudou de bairro e foi morar na Precol , não muito longe da casa do Sango.

Deu para perceber que as primeiras vitimas dos fuzilamentos clandestinos foram os do bairro Sambizanga que foram presos poucas horas depois de ter começado á caça ao homem decretado por Agostinho Neto e comandado por Onambwe , Carlos Jorge , Veloso , Pitoko , Xavier , Noé , Mário Matine . Ludi kissassunda e uma grande povoação de assassinos que ate mesmo eu nunca antes os tinha visto nos gabinetes da DISA nem da Contra Inteligencia Militar .

O estado em que encontrei a grande maioria daqueles jovens quando entrei na cela ( G ) não dava para acreditar que aqueles assassinos tivessem alguma vez coragem para os deixar vivos naquele estado quase decompostos .

A pistola apontada á cabeça já fazia parte do ritual na hora dos interrogatórios , tal qual os choques eléctricos utilizado para produzir ataques enquanto o sangue corria pelo corpo á baixo saindo dos ouvidos , das narinas ou da boca .

Custava acreditar que aqueles cruéis estivessem conscientes pela forma como utilizavam a brutalidade e um sadismo que dava ­ nos a entender que estavam todos bem treinados para tal.

Curioso na cela ( G ) cada preso quando fosse chamado e levado pela calada da noite ou madrugada ainda havia um pouco tempo para se deixar uma mensagem aos que ficassem .

Por exemplo o Meno , irmão do famoso ( Pai dos Picas ) tinham dito " Não me matem , façam justiça " !

O Elizeu Bondeca disse ; Não quero morrer !

Curioso o Meno segundo sei foi preso pelo seu próprio irmão , agora não sei se eram de pai e mãe ou não mas seja como for eram irmãos .

Ainda sobre o Meno importa dizer , quando o mesmo foi preso , andava com baixa médica tinha os dedos dos pés todos rebentados e notava­se pelas sandálias abertas com que foi preso .

O Elizeu Bondeca foi preso a entrada para o país , quando vinha de Brazavill onde tinha ido comprar o seu fato para o seu casamento , acusaram­no de que tinha ido avisar o governo daquele país sobre o golpe de Estado em Angola.

Tão jovens que eram ?

Com o Elizeu vivenciei tantos bons momento , foi aluno da escola industrial se a memória não me trai , passamos tantas noites juntos quer ainda no bairro Sambizanga e mais tarde no seu apartamento na Vila Alice por trás do cine império.

Chegou a ser considerado um dos melhores bailarinos de Luanda embora não tivesse atingido a fama de um Mateus Pelé do Zangado que para mim foi mais um mito criado nem sei por quem e para que fim.

Quem conheceu o Elizeu Bondeca o ( Gato Vitoria ) pode confirmar isto ,perguntem ao Carrasquinha que é uma das figuras mais famosas do bairro Sambizanga consagrado pelos estudiosos e verdadeiros simbolos do bairro..

OS RESTOS DE JORNAIS

Manos nunca antes tinha dado muita importância aos restos de jornais como depois que dei conta da sua utilidade para cobrir alguns corpos dos primeiros presos que entraram na cela ( G ) sem roupa ou que regressassem totalmente rasgados dos interrogatórios.

 

Como em quase todas as situações da vida o factor sorte ou azar de cada um , isto também contou no dia , na hora , no minuto e ate mesmo no segundo em que cada um foi preso e atirado para as cadeias nos acontecimentos do 27 de Maio de 1977.

Por mais incrível que isto possa parecer e é importante que se diga isto , ate mesmo para bem da verdade histórica deste acontecimento , que houve presos que nem se quer apanharam um ponta ­pé ou um soco na cara independentemente do dia em que foram presos.

Manos , foi sim arrepiante ver o gemido de alguns feridos que tentavam desprender os restos de jornais que se prendiam ás suas feridas secas ou não , mais não quer deixar de realçar o jeito que aqueles restos de jornais deram para que muitos de nós não dormíssemos no chão duro do betão armado que tínhamos como cama.

O meu obrigado aos manos da Revolta Activa e da Oca que já se encontravam presos desde 1976 , que faziam circular os jornais e quase todo tipo de literatura de cela em cela mesmo as vezes correndo grandes riscos.

Continuarei

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby