Luanda - O consumo médio interno de pescado em 2014 atingiu 453 mil e 300 toneladas, representando um consumo per capita de 19 quilogramas por ano, situando-se ao mesmo nível do recomendado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), revelou hoje a ministra das Pescas, Victoria de Barros.

Fonte: Angop

De acordo com a ministra, que falava na cerimónia de abertura do Conselho Consultivo do sector, actualmente o pescado é consumido maioritariamente fresco ou congelado, proveniente da pesca industrial e semi-industrial. Segundo a governante, o processamento do pescado em conservas, filetagem, pré-preparados e de outras formas de transformação é ainda incipiente no nosso país, o que constitui uma oportunidade para o sector privado no sentido de maximizar o aproveitamento das inúmeras espécies piscícolas existentes no mar nacional, rios, lagos e lagoas, acrescentando-lhes valor.

Tendo em atenção os objectivos plasmados no Plano Nacional de Desenvolvimento e na estratégia de diversificação da economia, a ministra disse que está em curso a elaboração de Programas Dirigidos, incluindo projectos empresariais privados nas cadeias produtivas da pesca artesanal que envolve a reabilitação e construção de novos estaleiros para a construção de embarcações para a pesca artesanal e semi-industrial, cadeia produtiva do sal, peixe seco e da aquicultura.

No acto, a ministra das Pescas destacou a importância de trabalhar em conjunto com as empresas provadas do sector, para identificar as que tenham projectos bem elaborados e com a qualidade técnica requerida que permitam a mobilização de fontes de financiamentos privadas internas e externas, para apoiar os Programas Dirigidos. A nível institucional, disse que irá dar continuidade aos trabalhos de licenciamento das actividades produtivas, nomeadamente a pesca, a produção de sal e aquicultura, bem como as acções de investigação, fiscalização e formação de quadros.