Comunicado

Paris - A Direcção político­militar da FLEC/FAC apela à Comunidade Internacional e particularmente ao presidente Barack Obama dos Estados Unidos, ao presidente François Hollande de França, ao presidente Aníbal Cavaco Silva de Portugal e ao primeiro-ministro David Cameron da Grã-Bretanha, para agirem vigorosamente junto do Governo angolano pela libertação incondicional dos activistas dos direitos humanos e todos os prisioneiros políticos cabindeses.

Fonte: Flec

A Direcção político­militar da FLEC/FAC exige também que Angola revele a verdade sobre os 115 cabindeses desaparecidos desde 14 de Março de 2015.

A FLEC denuncia energeticamente a atitude irresponsável, imoral e desumana do Governo angolano que se traduz através de incessantes violações dos Direitos Humanos em Cabinda com execuções e detenções arbitrarias, violações, tratamentos cruéis e degradantes da população.

Qualificamos as detenções, intimidações e violência do Estado angolano contra manifestantes pacíficos como uma tentativa de amordaçar o futuro do povo cabindês.

Denunciamos a instrumentalização política da Justiça angolana e exigimos a libertação imediata de todos os prisioneiros políticos a fim de viabilizar o início de um processo de diálogo inclusivo com o objectivo de estabelecer uma Paz durável em Cabinda.

Defendemos que não é através da guerra que poderemos resolver os problemas em Cabinda, nem impondo ideias pela violência que irá mudar o nosso Povo. Todos os problemas devem ser resolvidos através do diálogo e por esta única via encontrar as soluções políticas que devem ser adoptadas no território de Cabinda.

Apelamos à juventude cabindesa que permaneça vigilante, ultrapasse o medo e nunca ceda a todas as tentativas de intimidação que visem destabilizar e hipotecar os nossos direitos civis e políticos conquistados com o sangue dos nossos mártires que tombaram na luta pela liberdade.

Rogamos também à Comunidade Internacional para empenhar­se na protecção das minorias em Cabinda alvos do terrorismo de Estado angolano.

Jean Claude Nzita Porta voz da FLEC/FAC

Feito em Paris, 30.03.2015