Uíge - O governador do Uíge, Paulo Pombolo, reuniu-se no dia 30 de Março, com o secretário provincial da UNITA para abordar sobre questões políticas e sociais que a província está a enfrentar nos últimos dias.

Fonte: VOA

Apesar de a segurança ter vetado a entrada dos órgãos privados de comunicação social por alegar falta de autorização para o efeito, o responsável da UNITA Felix Simão Lucas abordou com a VOA os principais pontos discutidos.

“Abordamos questões ligadas à intolerância política e discriminação de vários professores e estudantes afectos à Unita e de casos de vários professores cujos nomes foram excluídos do sistema salarial no quadro de duplo vínculo laboral”, explicou Felix Lucas.

Ele revelou ainda que no encontro com o governador e primeiro secretário do MPLA no Uíge, Paulo Pombolo garantiu que serão ultrapassados os principais problemas que se debatem nos sectores políticos, de educação e da saúde na província..

“Dos assuntos levantados como a promoção da carreira docente, a situação sanitária da província e da intolerância política, eu penso, de acordo com a afirmação do senhor governador, são situações que serão ultrapassadas”, reiterou o responsável da Unita no Uíge que, questionado sobre a materialização do acordado, preferiu dizer que “a pratica é o critério da verdade”.

Féliz Lucas prometeu “fazer acompanhamento durante o período, porque é isso que vai ditar se de facto valeu a penas ou se ainda temos alguns equívocos”. Os municípios de Mucaba, Comuna de Quimaria e Maquela do Zombo são as áreas mais afectadas pela intolerância política, de acordo com o responsável da Unita no Uíge.