Lisboa –  O Presidente José Eduardo dos Santos está a retirar discretamente os poderes da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) que tem como presidente do Conselho de administração, a jurista Maria Luísa Abrantes “Milucha”.

Fonte: Club-k.net 

PCA da ANIP pode colocar cargo a disposição 

O esvaziamento de poderes da ANIP está acente  na aprovação de Revisão da Lei do Investimento Privado, que vai seguir à Assembleia Nacional. O Chefe do executivo, apreciou de forma favorável a  proposta de lei  (que lhe foi submetida pelo Ministro da Economia) a margem de uma reunião conjunta das comissões Económica e para a Economia Real, ambas do Conselho de Ministros, realizada no passado dia 27 de Março,  em Luanda.

Desmembramento da ANIP

A nova Lei do Investimento Privado  desconcentra os poderes  da ANIP transferindo  para outros órgãos do executivo.  De acordo com a nova  lei,   os  investimentos até dez milhões de dólares passam a ser aprovados pelos departamentos ministeriais.

Os investimentos equivalentes acima de dez milhões de dólares serão encaminhados para o  titular do poder executivo, José Eduardo dos Santos.

O investimento no sector da agricultura deverá ser visto no Ministério da Agricultura, da Indústria na Indústria, respectivamente.

Quando à nova Lei do Investimento Privado for aprovada no parlamento, a actual  Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP)  deixará de depender do titular do poder executivo passando a responder  ao Ministério da Economia. A ANIP  passará a ser  uma  agência de promoção de eventos  relativamente ao investimento como conferencias, palestras e outras formas de marketing para atracção de investimento em Angola.

De acordo com leituras pertinentes,  com a aprovação da nova lei, fica garantida a saída da actual PCA, da ANIP.  Em  meios com apurado conhecimento a cerca do temperamento psicológico de Maria Abrantes “Milucha”,  há a convicção generalizada  de que ela venha a colocar o seu lugar a disposição ao invés de ver-se exposta ao  processo de retiradas de competências (entenda-se humilhação).

Artigo relacionado:

Milucha rouba dois beijos ao Presidente