Toko Diakenga Serão – O novo embaixador na Sérvia ocupou ate a data da sua nomeação a chefia da  missão diplomática de Angola na zona Benelux e junto a União Européia desde junho de 2004 em substituição de Armando Mateus Cadete. Nasceu no Bembe, província do Uíge, aos 05 de Maio de 1953.  é licenciado em ciências sociais, especialidade História, pela faculdade de ciências Sociais, Universidade Nova Iorquina de Saint John’s University. Antes de ser nomeado Embaixador de Angola na Bélgica e junto da União Européia, exerceu o cargo de vice – ministro das Relações Exteriores do governo de Angola. Foi também, de 1983 a 1985 – Primeiro Secretário da Embaixada de Angola na Bélgica, responsável pelas relações bilaterais com a Bélgica e Holanda. De 1985 a 1989, foi Conselheiro da Missão Permanente de Angola junto da ONU. De 1990 a 1993 – Director para África e Médio Oriente do MIREX. De 1993 a 1999, desempenhou o cargo de Embaixador Extraordinário e plenipotenciário de Angola junto do Governo Etíope e Representante Permanente junto do OUA, actual União Africana. O país que agora representa Angola não lhe será estranho, uma vez quem 1976 concluiu um estágio  de formação profissional em diplomacia no Instituto de Relações Internacionais de Belgrado, Jugoslávia.

Maria Elizabeth Augusto Simbrão de Carvalho – Também conhecida por  “Gadinha”, a nova embaixadora que sucede Toko Serão em Bruxelas é uma diplomata de carreira  próxima ao Gabinete  presidencial, por onde já trabalhou,  como Secretaria do PR para as questões internacionais.  A cerca de dois anos trás, esteve em vias de ser nomeada para ocupar  o cargo de embaixadora do nosso país no Botswana em substituição de José Agostinho Neto, mas teriam recuado para trás mesmo depois de as autoridades daquele pais terem aceite o pedido de “agrément” que habilitava a diplomata a exercer funções diplomáticas a partir de Gaborone. É formada em direito pela Universidade Agostino Neto.   De de 1978 a 1983 foi Secretaria do  Ministro das Relações exterior  de 1978 a 1983. De 1983 a 1986 foi Técnica Superior na Direcção de Assuntos Jurídicos e Consulares. De 1986 a 1990 foi Secretária do Presidente da República para as Relações Exteriores ate ser enviada para o exterior  onde exerceu a categoria de Conselheira na Embaixada de Angola na República Federal da Alemanha (Bona). De regresso ao país Elisabeth Simbrão passou a ser a Directora dos Assuntos Jurídicos e Consulares e em 1999 foi nomeada Cônsul em Lisboa, a sua ultima função exercida a nível da diplomacia. Em Lisboa e na área sul de Portugal, o seu consulado foi marcado na  luta pela inserção social dos angolanos na sociedade portuguesa e a atribuição de residências condignas para os seus compatriotas. Desde então passou a ser chamada em certos círculos de Lisboa como a “dama-de-ferro”.

Miguel Costa –  O  novo embaixador em França passou a ser  um quadro emprestado a diplomacia desde que foi exonerado da TAAG onde ocupou a posição máxima de PCA/ Director Geral da companhia aérea ate ser despachado para cidade francesa de Toulouse como cônsul, onde disse-se ter concluido um curso de ciências politicas. A sua carreira na estruturas do Estado teve inicio nas estruturas da Segurança de Estado (Da DISA ao SINFO) de que foi um alto quadro operacional ate ter sido sondado por Fernando Miala, de que foi próximo, para trabalhar no departamento de Segurança de aviação da transportadora aérea. Na TAAG é recordado com o primeiro episodio que protagonizou quando ascendeu aquela empresa. Miguel Costa, isto em 1992 havia deixado a sua residência “porque já não servia para ele” e se mudou com a família no Hotel Presidente de Luanda com despesas pagas pela TAAG. É também lembrado pela perseguição aos trabalhadores com realce a um subordinado seu que face as pressões/perseguições, o camarada teve que se mudar com a mulher e dois filhos para Bélgica solicitado asilo político. O colega não resistiu porque Miguel Costa era bastante temido pela fama de ter servido a DISA, a antiga policia de repressão do regime do MPLA.


Victor Manuel Rita da Fonseca Lima – Transferido  de Paris para Madrid como  Embaixador,  Victor Lima é uma figura próxima ao Presidente José Eduardo dos Santos ou seja “não é um Embaixador qualquer ” como se costuma dizer. Foi Assessor diplomático do PR antes de sair da “Cidade Alta”  para substituir  Armando Cadete na Embaixada de Angola no Japão, um país que muito o tocou, conforme revelações suas em círculos privados.  Em  Setembro de 2006 foi Victor Lima foi nomeado embaixador de Angola em França, em substituição de Ambrósio Lukoki, depois de ter representado, durante cerca de seis anos, o Estado angolano junto do Japão.  Nasceu  em Buco Zau, Cabinda, e  iniciou a carreira diplomática na antiga União Soviética, a época de Carlos Fernandes, o então embaixador angolano acreditado naquele.

Exalgina Renee Vicente Olavo Gamboa – é licenciada em Economia e possui um mestrado em políticas economicas. Terá de  suspender o seu mandado de Deputada para ser compatível com a posição  de  Vice Ministra das Relações Exteriores. Nascida em 1958, em Luanda, Exalgina Gamboa, foi coordenadora da sub-comissão de economia e finanças nas legislatura anterior.  No associativismo institucional  chegou a ser  Secretária geral da rede de mulheres ministras e parlamentares. A diplomacia não será algo novo para ela. Na sua carreira de  Deputada cumpriu varias missões externas atendendo conferencias panafricana com realce na região austral  de que era colocada como a porta voz. Dada a acumulação de experiência, a previsão é que passe a responder pela área cooperação no MIREX anteriormente sob égide da Deputada Irene Neto. Não esta ainda disponível dados conscientes sobre a trajetória de  Carlos Alberto Teixeira de Alva Sequeira, o outro recém nomeado Vice Ministro pelo que em momento oportuno será ressaltado.

Fonte: Club-k.net