O curto tempo em que esta  no Ministério não permite ainda fazer avaliações sobre os feitos no seu consulado porem, os funcionários denotam de momento os seguintes pontos que consideram ser bom:
 
PONTUALIDADE:
- Transmite senso de responsabilidade a entidades estrangeiras. É pontual nas audiências que marca. Há muitas reclamações de investidores segundo a qual os homens do regime revelam-se incapazes de cumprir com agenda de visita. Marcam audiência as 15h e apenas recebem as 17h.  (Semelhante a Mutindi a também outros bons exemplos como, o Ministro Higino Carneiro e os administradores da TAAG, Luis Santos e Pimentel).

ESTABILIDADE LABORAL
-  O novo homem da hotelaria é aplaudido pelos  funcionários por não aceitar que  levem intrigas no seu Gabinete. Se acontecer, ele chama o intriguista  e o intrigado para um frente a frente e pede ao intriguista para repetir  tudo o que disse sobre o  queixado.

RECONCILIAÇÃO NACIONAL
- Não mexeu em quadros que foram admitidos ao tempo dos seus antecessores da UNITA, Jorge Valentim e  Dinho Chingunji. (O mesmo exemplo é dado para o Ministro da Saúde, José Vandunem que ao invés de expulsar/afastar tem apostado na formação dos quadros colocados pelos ex Ministros  da UNITA)

 EXPERIÊNCIA
A citadas observações são elementos requisitados quando se avaliam pessoas que podem vir a dar em bons gestores e que transmitem senso de responsabilidade. No seu tempo de Governador de Cunene, Pedro Mutindi esteve envolvido diretamente em actividades que agora dirigi no Governo central. Tem experiência em gestão hoteleira (é apontado como proprietário de um  restaurante  em Whindoek, “O Portuga”).  A província que administrou  muniu-lhe conhecimento sobre a funcionalidade hoteleira e turismo. Exemplo concreto é a zona fronteiriça de Oshikango que divide Cunene e a Namíbia cuja características é de “porto franco”.

Quem é Pedro Mutindi

De acordo com a biografia oficial, Pedro Mutindi, de 54 anos de idade, nasceu na povoação de Montero na comuna do Umbe, tendo aderido ao MPLA em 1974 através do programa Angola combatente.

Pedro Mutindi já foi professor do ensino de base, tendo igualmente exercido vários cargos partidários, governamentais e como deputado à Assembleia do Povo.  Até a data da sua nomeação Pedro Mutindi exercia as funções de governador provincial do Cunene e primeiro secretário do MPLA nesta região.  Dentre as várias condecorações, Pedro Mutindi ostenta a de Trabalhador de Vanguarda.

O seu reinado no Cunene era criticado por não ter  permitido liberdades políticas. Dizia-se que não promovia  abertura democrática na província para agradar o JES que se diz ser seu padrinho de casamento

Fonte: Club-k.net