Lisboa - O  Embaixador de Angola no Botswana,  José Agostinho Neto “Loló” pediu para deixar o posto.  Na seqüência do pedido foi-lhe garantido a transferência para capital namibiana para substituir  Alexandre “Kito” que esta destinado a representar o Estado angolano num país Europeu.

A saturação que manifesta  pelo posto de chefe de missão que ainda conserva é manifestada na sua estada em Luanda. Desde que veio na altura do Natal, o diplomata ainda não regressou ao seu posto de trabalho. Previa-se que o seu pedido fosse efectuado  e no seu lugar  entraria a diplomata  Elisabeth Simbrão que acabou por ser despachada para  Bélgica como embaixadora 

 A Embaixada angolana naquele país tem a sua importância por responder igualmente pela SADC cujos escritórios ficam no lado oposto da embaixada angolana,  na conhecida “Dr. Nelson Mandela Street”. É por esta importância que diplomatas angolanos baseados  naquele pais convergem quando a idéia de que se deva indicar para aquela posição um Embaixador  com forte domínio na diplomacia multilateral.
 
José Agostinho Neto é irmão mais novo do primeiro Presidente de Angola e administrador não executivo da “Fundação Dr. Agostinho Neto. Esta a cerca de 9 anos como Embaixador em Gabarone. é o diplomata que mais defende o lançamento da cooperação entre os dois países no domínio da agricultura. Manifesta ser útil a distribuição de vacinas de Gado, na qual a Botswana tem vasta experiência.

Fonte: Club-k.net