Luanda - A angolana Sílvia Daiana Alfredo Neto conquistou (a dir.)  o 3º lugar do concurso internacional "Queen of Hearts 2009", rainha dos corações, na língua portuguesa, realizado recentemente em Helsínquia (Finlândia), com participação de nove países.

Segundo uma nota de imprensa da embaixada de Angola naquele país, chegada hoje à Angop, em Luanda, Daiana Neto, como é chamada a representante angolana, participou do evento vestida de trajes típicos de uma mulher mumuíla (província da Huíla),
dançando ao som de uma música da cantora Margareth do Rosário.

A nota sublinha que com a sua coreografia (missangas e saia feita de tecido Samakaka), ilustrando a bandeira de Angola, vermelha, amarela e preta, Sílvia Daiana Alfredo Neto encantou os presentes e convenceu o júri, com os seus dotes físicos e intelectuais.

O documento ressalta, que com esta conquista a representante angolana recebeu uma proposta para ser modelo. Sílvia Neto, cuja vitória equivale à segunda Dama de Honor de um Concurso de Miss, e a taiwanesa Ling Chieng, segunda classificada, vão coadjuvar a “rainha” do concurso, a tanzaniana Mirfat Abdulrahim, a representar as mulheres estrangeiras na Finlândia.

Mirfat Abdulraim eleita num concurso anual organizado pela ONG finlandesa "POWWE'R", vai actuar, doravante, como embaixadora de boa vontade inter-cultural, devendo fazer campanhas para causas dignas, com o título de rainha.

De acordo com a nota da embaixada de Angola em Helsínquia, para além da escolha da Rainha dos Corações", o concurso visa igualmente promover a cultura, a auto-estima e apoiar novos talentos de música, ciência, educação, drama, literatura, entre outros ramos.

Em 2008, a coroa de rainha foi arrebatada por outra africana, a queniana Lilian Opondo.

A “rainha dos corações” é uma competição internacional, que valoriza também a beleza interior feminina, com objectivo de destacar valores como a compostura, a piedade e a confiança nas mulheres de diferentes nacionalidades residentes na Finlândia.

As três vencedoras, para além dos prémios monetários, receberam ofertas de outros patrocinadores do concurso e várias instituições ligadas ao mundo da moda e beleza.

O cantor ugandês “Baby Joe” animou a festa, realizada no centro cultural Caisa.

Participaram do concurso de 2009 nove candidatas de diversas nacionalidades, designadamente, angolana , tanzaniana, russa, taiwanesa (2), congolesa (2), argelino-finlandesa e lituana.

Fonte: Angop