Ana Dias Lourenço discursava na VI Reunião dos Ministros Ordenadores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Timor-Leste e Comissão Europeia (CE), na qualidade de ordenador Nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) de Angola.

De acordo com a governante, fruto desse crescimento económico, o país tem suscitado, nos últimos anos, o interesse de potenciais investidores internacionais.

“O bom ambiente macro-económico, traduzido no nível baixo da taxa de inflação, na consolidação orçamental expressa em superavits do saldo global das contas fiscais e níveis de reservas internacionais líquidas que correspondem acima de quatro meses de importação, caracterizam o actual estado da economia angolana”, acrescentou.

No seu discurso, a ministra Ana Dias Lourenço apontou a garantia da estabilidade macro-económica, a reabilitação e construção de infra-estruturas, o combate à fome e à miséria como as grandes apostas do Governo angolano.

“Não só porque os resultados obtidos são encorajadores, mas também por constituírem condições de base para o crescimento económico sustentável e para a melhoria do bem-estar das populações”, justificou a ministra.

A VI reunião dos ordenadores nacionais está a analisar o cumprimento das decisões e recomendações do encontro realizado em 2007, em Lisboa, a programação da cooperação no âmbito do 10º FED, no período 2008-2013, e a avaliação do ponto de situação dos projectos em curso no quadro do 9º FED.

O encontro anterior recomendou a realização de um estudo, visando a identificação de áreas de intervenção, susceptíveis de se enquadrarem na área da “Boa Governação”, a qual, nos termos do entendimento obtido, deverá constituir a principal área da cooperação PALOP, Timor-Leste/CE do 10º FED.

Constituído em 1958 com o objectivo de aplicar as disposições do tratado de Roma, o FED é financiado pelos Estados membros e destina-se a prestar assistência financeira aos países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), com os quais a União Europeia mantém relações no âmbito da Convenção de Lomé.

Fonte: Angop