Luanda - O antigo deputado da UNITA, Leonel José  Gomes  esta desde a passada  Quinta feira (26 Fev), a cumprir  prisão efectiva na seqüência de uma recente  decisão do Tribunal Supremo que havia lhe julgado a quatro anos atrás.
 
Leonel Gomes foi,  em Julho de 2004  condenado  a quatro anos de prisão e uma indemnização ao Estado angolano de 170 mil dólares americanos por crime de peculato ao tempo em que era Director Adjunto do Instituto de Reinserção Social dos Ex Militar (IRSEM). 
 
Na altura o seu partido interpôs  recurso da decisão da Justiça  que condenou um dos seus ex deputados. Não chegou a entrar na cadeia devido as  imunidades, em função da condição de  deputado .
 
O acórdão do Tribunal, dizia que, Leonel José Gomes recebeu  dinheiro do Orçamento Geral do Estado para aquisição de uma residência que deveria ser registada como propriedade do IRSEM, o que não aconteceu.   O crime prevê uma pena de 8 a 12 anos de prisão, mas a favor do réu deram-se como provadas circunstâncias atenuantes a ausência de antecedentes criminais, parcial confissão, natureza reparável do dano, alcance facilitado e encargos familiares.
 
 O mote da acusação referia  ainda que a apropriação indevida do dinheiro posto à sua guarda e responsabilidade foi proporcionada pelo alcance facilitado que teve sobre o mesmo, devido à falta de rigor na gestão dos valores. 

Fonte: Club-k.net