Luanda - O MPLA acusou hoje o presidente da UNITA de querer "ofuscar e manchar" a visita do Presidente angolano a Portugal, respondendo deste modo a Isaías Samakuva que responsabilizou o Governo por "desvio de fundos públicos".

"Isto é uma grande jogada política. Como eles sabem que o Presidente da República vai a Portugal, querem ofuscar e manchar a visita do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos", disse, em declarações à Agência Lusa, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", secretário para a Informação e porta-voz do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

Isaías Samakuva, presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido de oposição em Angola, disse na quinta-feira, em conferência de imprensa, que "há dinheiros públicos que estão a ser utilizados para comprar casas no estrangeiro e participações financeiras em empresas privadas, no país e no estrangeiro, para beneficio de particulares", sem no entanto apontar nomes.

"Pela responsabilidade que o senhor Samakuva tem, devia ter uma maior responsabilidade sobre aquilo que diz. Ele deve provar aquilo que diz. Não basta só dizer. Acho que mais do que dizer, ele deve provar e mostrar por factos onde é que isso aconteceu, quando e como", disse Norberto dos Santos.

A menos de uma semana da visita oficial de José Eduardo dos Santos a Portugal, agendada para 10 e 11 de Março, o porta-voz do MPLA enquadrou ainda as acusações de Isaías Samakuva como "politiquices".

"São politiquices que nós já estamos habituados e isso mostra que a UNITA não mudou e não conseguiu digerir a derrota [nas últimas legislativas de 05 de Setembro] e mantém o mesmo discurso a que nós já estamos habituados", afirmou Norberto dos Santos.

O responsável do MPLA reagiu também às declarações de Samakuva que, no seu balanço dos primeiros quatro meses do Governo, acusou o executivo de não estar a cumprir o que prometeu aos angolanos.

"Pensávamos que a UNITA já tinha feito a digestão dos resultados eleitorais, mas parece que a digestão está difícil. Em nenhuma parte do mundo, nenhum Governo em quatro meses resolve os problemas que apresentou no programa no período eleitoral", salientou Norberto dos Santos.

Nas segundas e últimas eleições legislativas no país, o MPLA obteve 81,64 por cento do total dos votos, contra 10,39 da UNITA.

"Naturalmente que portugueses, tanto como os angolanos que vivem em Portugal, sabem que tudo o que disse Samakuva não corresponde à realidade dos factos. O nosso programa está a ser executado", afirmou Norberto dos Santos.

O porta-voz do partido maioritário, no poder em Angola desde a independência em 1975, recordou que o programa do seu partido divulgado nas eleições tem um horizonte temporal de quatro anos.

"Os grandes projectos ligados às infra-estruturas estão garantidos e vão ser garantidos", frisou Norberto dos Santos, recomendando atenção ao presidente da UNITA em relação ao programa e os pronunciamentos que o Governo tem vindo a fazer.

"Ele que leia atentamente as decisões que estão a ser tomadas pelo Governo e vai verificar que não existe nenhuma desculpa em relação àquilo que são as grandes linhas sobre o programa", acrescentou.

Fonte: Lusa/