Luanda - Passados dois meses após a publicação do livro “Para Onde Vai Angola?”, com muita, polémica a mistura, ameaças e outras barbáries. Para a minha surpresa o presidente da república, José Eduardo dos Santos revelou-se humilde e a disposto a ouvir os cientistas, ao criara a comissão para reformular a ANIP (Agência Nacional Para o Investimento privado).

Achamos que Dos Santos revela-se humilde e sério, pelo menos neste caso, pelo facto de criar uma comissão que visa dar uma nova roupagem a referida instituição no sentido de responder ao período de reconstrução que o pais esta a viver particularmente o fluxo de investimentos que despoletam por todas as latitudes.

 Coincidência ou não, fui eu que chamei atenção para que se refizesse a agência no meu livro … Confirma o estrato do livro: «O governo angolano criou a ANIP (Agencia Nacional Para o Investimento Privado), uma instituição que visa responder ao actual fluxo de investimento externo e interno. Todo investimento, para que possa ser implementado ou não, passa por esta instituição.

O nosso medo em relação a esta estrutura é, em função do que afirmamos anteriormente, citando o relatório da ONU, tendo em conta a falta de um ambiente de negócios concorrencial e transparente, sobretudo na área das telecomunicações, será que ela está de facto a servir os interesses dos angolanos, ou o das famílias reinantes, que quando têm investimentos em determinado ramo, já não permitem que outros investidores similares façam, instrumentalizando os responsáveis desta instituição de grande importância económica com consequências sociais extraordinárias.

Diante desta atmosfera estranha, coloca-se as seguintes questões: Quem são as pessoas que lideram esta instituição? Qual é o grau de afinidade que têm com as famílias reinantes e que pode favorecer a fraude? Se pode admitir que até agora Angola só tenha duas empresas de telecomunicações móveis? Será que não houve outras intenções de investimento para além da UNITEL e MOVICEL? … Quanto a MOVICEL, ela nasce sob tutela do estado, subordinada a Angola Telecom com uma participação privada. Esperamos que não haja uma mão poderosa a formatar esta casa a sua maneira e de acordo com a vontade do clã dos desonestos que reinam desgovernando…»

Como bem espelha o estrato do livro, eu sou o artífice da reformulação da ANIP, parabéns Dos Santos!

Seria bom, se todos os governantes de hoje para diante ouvissem e tivessem em conta a posição dos investigadores como um caminho seguro para o verdadeiro desenvolvimento.

Fonte: Folha8