Luanda - Por começarem  sábado, dia 14 de março de 2009, as comemorações do 48º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, A FNLA roga a  especial atenção, para o relato que humildemente deseja  partilhar com o povo angolano , neste período em que, há quarenta e oito anos, se assinalava no mundo, o 1º dia do fim do império português em África
 
ACTO CENTRAL – Cidade do Uige
 
O Presidente do Partido, Engenheiro NGOLA KABANGU, acompanhado de uma forte delegação, deixou Luanda sexta-feira, dia 13 de Março, em direcção à Cidade do Uige, onde neste preciso momento, se desenrola o Acto Central das Comemorações do quadragésimo oitavo aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, o 15 de Março.
 
Um dia antes da sua partida, Os Membros da Comissão Preparatória do referido evento, constituidos em grupo de avanço, rumaram para o Uige, a fim de preparar as condições  propícias da chegada do Líder do Partido.
 
As notícias que nos chegam do Uige, dão conta da afluência ininterrupta ao local escolhido para albergar o Acto Central, de várias centenas de Militantes e Simpatizantes que já não conseguem penetrar no recinto e se contentam de seguir, a partir do exterior, o discurso do Presidente do Partido, que anexamos, para vossa consulta.
 
Depois do Comício, haverá uma confraternização com os Convidados e os Militantes.
 
Para amanhã, Domingo, está prevista a realização de um quadrangular de Futebol para a disputa da Taça 15 de Março.
 
ACTOS PROVINCIAIS
 
Luanda
 
As festividades do 15 de Março na capital do País, estão a ser conduzidas pelo Vice-Presidente do Partido, o Doutor NIMI A SIMBI, cuja actividade principal é a realização de uma palestra subordinada ao Tema: a Influência do 15 de Março na Luta de Libertação Nacional. A aglomeração está a ter lugar na Delegação Municipal de Cacuaco, no Bairro da Cimangola. Até ao momento, está a notar-se a afluência de várias centenas de militantes e Simpatizantes, devidamente enquadrados pelos Dirigentes e Quadros do Partido que não puderam deslocar-se ao Uige. A imprensa está no local a cobrir o evento.
 
Malanje
 
O Secretário para a Coordenação das Províncias, o ex-Deputado  à Assembleia Nacional, JOÃO PEDRO FRANCISCO KARITETE, foi indigitado para conduzir os trabalhos na Cidade de Malanje. Notícias recolhidas há instantes dão conta de se ter realizado  no periodo da manhã o meeting, nas instalações da Delegação Provincial, com a presença de algumas centenas de Militantes.  Este acto foi precedido de visitas de cortesia às autotidades eclesiásticas e estatais da Província, realizadas ontem, dia 13 de Março, pelo enviado da Direcção do Partido.
 
Neste momento, está a ter lugar uma confraternização com os Militantes do Partido.
 
Moxico
 
A Delegação que partiu para a Cidade do Luena, encabeçada pelo Secretário Provincial do Moxico, o Professor AMADEU LUSSEPO, acompanhado do Secretário Geral Interino da JFNLA, o Jovem DANIEL AFONSO, depois de ter deixado, na madrugada de hoje, a Cidade de Malanje, está neste momento a enfrentar as condições dificílimas de acesso às chanas do Leste do País, rumo à Cidade de Saurimo, para descer sobre Luena, e chegar a tempo de realizar o acto provincial. Porque conhecemos o temperamento dos componentes da expedição, não duvidamos  que os mesmo desprezem a fadiga e outras exigências físicas para continuarem tenazes, rumo ao objectivo concebido. Contudo, têm um inimigo pela frente: a chuva. As comunicações com estes intrépidos Quadros do nosso Partido, estão momentâneamente interrompidas, mas sabemos que estão a avançar... sempre a vançar e chegarão a tempo.
 
Huambo
 
A Delegação que vai animar o Huambo já está a caminho. É composta pelo ex-Presidente da Bancada Parlamentar da FNLA e actual Secretário Geral da FNLA, o Dr. BENJAMIM MANUEL DA SILVA, acompanhado pelo Membro da JFNLA, o Jovem RUBEN KUDIZEMBA. O atraso dessa delegação deveu-se ao facto do do Secretário Geral ter ido esta manhã assitir à inhumação da esposa de seu irmão, falecida na passada quinta-feira.
 
Bengo
 
A Delegação que vai  ao Bengo, conduzida pelo Membro da Comissão Política Permanente, o Dr. FRENANDO PEDRO GOMES, acompanhado pela Coordenadora Nacional da AMA, a Irmã ISABEL FILHO, está neste momento a aproximar-se da cidade de Caxito, para juntar-se à Comitiva encabeçada pelo Secretário Provincial do Bengo, o Irmão JUNQUEIRA MARIA. Após a junção, a Delegação parte, ainda esta tarde, para a Comuna do Kimbumbe-Zala (Bela Vista) onde passará a noite. Amanhã, domingo, realizar-se-á o acto provincial, da parte da manhã, na referida localidade.
 
OUTRAS PROVÍNCIAS.
 
Foram baixadas orientaçãoes  a cada Delegação Provincial para realizar o Acto simbólico do 15 de Março. De todas as nossa restantes Delegações Provinciais esperamos os respectivos relatórios , no fim das Comemorações.
 
COM REDOBRADO PRAZER, RENOVAMOS A VOSSAS EXCELÊNCIAS, OS NOSSOS AGRADECIMENTOS PELA ATENÇÃO DISPENSADA À NOSSA INFORMAÇÃO E REITERAMOS OS NOSSOS MELHORES VOTOS.
 
Fonte: PIPE-LINE – SERVIÇO DE PARTILHA DA INFORMAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA FNLA.