Lisboa - O Pepetela é um dos grandes autores Angolanos mais que premiado, toda a gente o reconhece, sempre o admirei e gostei das suas obras como escritor de alto gabarito só ultrapassado por Luandino Vieira, mas políticamente ainda lhe falta fazer a sua "Mea Culpa" pública pelo seu papel como Juíz na Comissão das Lágrimas do 27 de Maio de 77, em que foi um dos responsáveis pelo envio para a tortura e matança de muitos compatriotas inocentes!

Se estamos na situação miserável em que nos encontramos, ele teve um papel importante no trajecto para este estado de coisas! E agora já não há desculpas para a Guerra que nos infligiu, sete anos seriam mais que suficientes para arrumar a casa e acabar com estes abusos! Não a arrumaram porque não o quiseram fazer, tal como ele aponta o VÍCIO da GANÂNCIA é muito forte.

Parece que realmente "acordou" mas infelizmente agora já é tarde! A única hipótese que tem para se redimir será abraçar com unhas e dentes o projecto da UT-MPLA ou a FpD! Se tiver coragem para o fazer...

Pessoalmente gostaria de ver isso a acontecer para tirar da mente o grande desgosto que me ele deu aquando do seu papel na repressão do 27 de Maio e finalmente lhe poder perdoar, para que eu saia finalmente desta dicotomia em que gosto muito dele por um lado e o odeio bastante pelo outro.

Custou muito ter visto alguém da sua estatura intelectual indesmentível cair numa barbaridade destas! Muito mesmo! Deus queira que se redima rápidamente aos olhos de todos nós.

A oração de sapiência de Pepetela: "Quanto mais riqueza têm mais querem ter"

* Pula.do.BO
Fonte: Club-k