Lisboa - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, deixou expresso, hoje em Luanda, ao Papa Bento XVI o compromisso no prosseguimento da construção de uma sociedade assente "no respeito pelos direitos humanos, na democracia e na justiça social".

José Eduardo dos Santos agradeceu, na sua mensagem de despedida a Bento XVI, as palavras "de apreço, de alento, de esperança e de encorajamento" vindas do Vaticano para os angolanos.

"Isso incentiva-nos a prosseguir na senda da consolidação da paz e da reconciliação nacional", sublinhou o Presidente angolano.

O chefe de Estado angolano, que se deslocou ao aeroporto internacional 4 de Fevereiro para se despedir do Papa, frisou que foi "emocionante" assistir a todas as manifestações "de fé, de devoção e de calor humano" transmitidas pelo povo angolano, conscientes de estarem a viver "um momento único privilegiado".

"Esta foi a confirmação de que, a exemplo do que aconteceu com o seu antecessor, sua santidade o Papa João Paulo II, o nosso povo atribui uma grande importância à mensagem espiritual do soberano Sumo Pontífice", salientou.

José Eduardo dos Santos não deixou de fazer referência à morte das duas jovens ocorridas no sábado no encontro do Papa com jovens angolanos, no estádio dos Coqueiros.

"Lamentamos a morte de duas jovens à entrada do estádio dos Coqueiros, que queriam vê-lo e manifestar-lhe o seu carinho. Transmitimos as nossas sentidas condolências à família enlutada e toda a nossa solidariedade", disse.

Fonte: Lusa