Lisboa - Um estudante, de 15 anos, foi agredido com uma barra de ferro na cabeça e num braço, quando seguia ontem a caminho da Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, e teve de receber tratamento hospitalar. Os agressores são dois colegas e a vítima, de ascendência africana, queixa-se de um acto de racismo.

O aluno, do 10º ano, foi surpreendido pelas 08h15: "Um deles, de 18 anos, apareceu por trás, agrediu-me e deu uns golpes na mochila, desfazendo um dossiê". O outro, que "faz musculação, aparenta ser skinhead e anda num grupo dessa ideologia, gritou: ‘Tem mais cuidado que isto aqui não é o teu nível’".

O aluno não percebeu bem a mensagem: "Não sei se estava a dizer que sou inferior ou que não pertenço aqui. O meu pai é de Angola, mas eu nasci cá". O aluno só encontra explicação para a agressão no racismo. "O mais velho disse que eu tinha dito umas coisas à sua namorada, mas nunca falei com ela. Só sei que é loura, nem o nome sei".

No dia anterior, à saída da escola, os três jovens já se tinham envolvido numa cena de pancadaria. Carlos A., pai do estudante agredido, vai apresentar queixa-crime contra o aluno mais velho. A direcção da escola, que pondera abrir um processo disciplinar, comunicou o caso à PSP e ao Gabinete de Segurança do Ministério da Educação.

 

*Francisco Gomes
Fonte: CM