ImageLuanda - Angola e o Reino da Holanda (Países Baixos) estarão ligados, a médio prazo, por via aérea, tão logo seja concluído o acordo de ligação Amesterdão/Luanda, por via da companhia KLM, disse hoje (segunda-feira),  em Luanda, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.

Segundo o governante, em declarações à imprensa após um encontro com a ministra da Economia da Holanda, Maria van der Hoeven, a efectivação do projecto não é  para já, porquanto o plano, em fase avançada, ainda está em estudo e carece ainda do acerto de alguns detalhes.

Além dessa questão, Augusto Tomás referiu igualmente que, durante a audiência, concedida à governante holandesa, se falou sobre a experiência dos Países Baixos no domínio das infra-estruturas portuárias.

“Abordamos a questão do transporte marítimo de passageiros, considerando que há um projecto em curso e em estudo no Ministério dos Transportes visando à ligação marítima de passageiros entre Luanda/Benfica/Cacuaco e vice-versa”, mencionou.

Projectado para o decurso deste ano, o ministro dos Transportes explicou que a materialização da ligação marítima entre as três localidades da cidade de Luanda implica alguns estudos técnicos em relação às águas, a localização dos embarcadouros e dos cais de atracação, assim como da instalação de salas de embarque e desembarque e de parques de estacionamento de viaturas.

O governante sublinhou que um dos objectivos do Governo angolano consiste em fazer confluir os transportes terrestres, marítimos, ferroviários e aéreos, visando imprimir maior fluidez no trânsito rodoviário da cidade capital.

A ministra da Economia do Reino da Holanda (Países Baixos), Maria Hoeven encontra-se em Luanda desde domingo (29 de Março) em visita de trabalho, no âmbito do reforço das relações de cooperação entre os dois Estados.

A visita da governante holandesa termina a 1 de Abril.

Fonte: Angop