Lobito – De acordo com a Angop, os secretários para a Informação, Administração e Finanças da Delegação Municipal da  Unita no Lobito, província de Benguela, Feliciano Sakuendela e Jorge Visseque, respectivamente, ingressaram , terça-feira, no MPLA, partido no poder.

Em declarações a Angop, à margem da cerimónia de ingresso, os dois ex-dirigentes disseram que abandonaram a formação política liderada por Isaías Samakuva por falta de uma orientação clara do partido.

Feliciano Sakuendela, ex-secretário para a Informação, referiu que depois do partido ter perdido as eleições de 05 de Setembro de 2008, "todas as estruturas entraram numa desorganização e os dirigentes não vêem qual será o fim da Unita".

Já o ex-secretário para área Administrativa e Finanças, Jorge Visseque, disse que a derrota da Unita nas eleições de 05 de Setembro veio aprofundar a crise no seio do partido.

Adiantou que a crise financeira que a Unita atravessa está a criar desentendimentos no seio dos dirigentes, facto que desencoraja os militantes, sobretudo os quadros que ainda não receberam os seus subsídios pelo serviço prestado durante as eleições.

“O futuro está escuro na Unita, por isso decidimos abandonar e sem pressão de ninguém, o partido que desde a nossa juventude servimos. É assim na democracia. Existem opções e optamos pelo MPLA”, referiu.

Por seu turno, o secretário para a Informação do MPLA no Lobito, Alberto Ngongo,  que esteve no encontro de recepção dos ex-dirigentes da Unita, disse que o seu partido está aberto para receber todos aqueles que desejam abraçar o programa vencedor das eleições de 05 de Setembro de 2008.

Fonte: Angop