Numa fase em que o governo Angolano clama constantemente a falta de quadros qualificados “nativos” em diversas áreas para suportar o crescimento económico nacional, o Club-k achou oportuno contactar directamente Adriano Barros, "expert" em assuntos atinentes a recursos humanos acredita "que o potencial humano angolano esta em condições de levantar Angola". 

 

A quantos anos existe a empresa "EMPREGOS"?
O projecto empregos em Angola nasceu em 2006. A iniciativa surgiu da preocupação e interesse do grupo Setevision.net em desenvolver portais para Angola. Neste Âmbito e com conhecimento desta lacuna neste mercado apostou-se num portal personalizado e especializado para recrutamento de modo a levar e aproximar mais os candidatos das ofertas de emprego e das empresas empregadoras.

 

Na lista de contactos existem dois números de telefone: Um em Portugal e outro em Luanda. Em que país esta localizado a Cede central da empresa?
A sede da empresa está localizada em Portugal (Lisboa), em Luanda estão alguns membros da equipa.

 

A EMPREGOS esta legalizada em Angola?
A empresa não está legalizada em Angola

 

Tem algum suporte do governo ou é completamente independente?
Empregos-ao é totalmente independente de algum governo, não tendo nenhum suporte directo ou indirecto desta natureza.

 

O recrutamento e feito apenas ON-LINE?
Constantemente estamos a ser confundidos com uma empresa de recrutamento e selecção. Empregos-ao.com é um portal de empregos, aonde disponibilizámos para as empresas uma bolsa de currículos qualificados de candidatos em diversas áreas e para as empresas a oportunidade de divulgar ofertas de emprego e aceder a bolsa de candidatos que procuram empregos em Angola. Assim, o recrutamento é feito com as empresas terceiras que registam-se e divulgam as suas ofertas no nosso Portal sendo destas esta responsabilidade e metodologias.

 

Quem esta qualificado para beneficiar-se dos vossos serviços?
Para beneficiar dos nossos serviços estão qualificados todos os candidatos que procuram emprego em Angola, sendo angolanos ou não. Por outro lado também todas empresas que recrutam para Angola.

 

Os registados são submetidos a algum teste?
Não. O registo no nosso Portal é meramente para ter acesso as diversas funcionalidades que disponibilizamos aos utilizadores. Para se registar basta aceder www.empregos-ao.com e preencher a ficha de registo. Depois de se registar o utilizador recebe no seu email os seus dados de login (username/password) poderá aceder assim a sua área reservada. No caso dos candidatos existe na sua área reservada, entre outras funcionalidades, a possibilidade de criar a sua carta de apresentação e o currículo on-line.

 

Supúnhamos que vocês encontrem um emprego para me numa empresa privada por exemplo. Serei pago pela empresa que me recrutara ou pela agência?
Conforme disse anteriormente, os vínculos laborais são estabelecidos entre as empresas que anunciam no portal e os candidatos que procuram emprego.


 
Recrutam apenas angolanos ou também estrangeiros?
Não se aplica. Mas se a pergunta for “Pode-se registar no portal apenas angolanos ou também estrangeiros”. No portal podem registar-se candidatos de qualquer nacionalidade, não limitamos apenas aos candidatos angolanos de nacionalidade. Compete as empresas que anunciam e recrutam a posteriormente filtrar de acordo as suas necessidades concretas.

 

Depois de uns minutos a estudar o site EMPREGOS, apercebi-me que algumas ofertas são restritas aos registados. Foi assim que rejistei-me como Club-k, e depois de receber os códigos tive acesso completo de todas as ofertas disponíveis e constatei algumas ofertas no Brasil, Portugal e EUA. Se um angolano residente em Angola, ser contratado por uma empresa nos EUA por exemplo quem se responsabilizará da sua legalização na América?
Não se aplica. É de responsabilidade das empresas que recrutam.

 

Das 5 mil ofertas que têm neste momento disponíveis qual é a área (especialidade) mais anunciada?
As áreas mais procuradas actualmente são as de tecnologias de informação.

 

Neste momento têm cerca de 23 mil registados. Deste numero quantos já encontraram emprego?
Não temos ainda um estudo concreto para afirmar, estamos a receber bons feedbacks de muitas empresas com satisfação na qualidade dos candidatos que têm “exportado” da nossa bolsa de currículos.

 

Qual é a causa geral dentre os registados que ainda não encontram emprego?
São diversos factores que as empresas que recrutam podem responder melhor, estamos a fazer um estudo para apresentar sobre o primeiro ano.

 

Existem especialidades que não conseguem encontrar trabalhadores angolanos?
Actualmente não existe área que não temos bons profissionais qualificados angolanos.

 

As empresas com quem têm parcerias que nível de escolaridade requer e quantos anos de experiencia de trabalho exigem?
O mercado está a crescer muito e tem sido cada vez mais exigente. As empresas que recrutam têm tido sim estas exigências em algumas ofertas. Vemos que têm-se exigido cada vez mais experiências profissionais, cursos técnicos têm sido valorizados bem como qualquer outro tipo de formação académica ou não.

 

Voltando ao tema carência de quadros. Como especialista de Recursos Humanos acredita que o potencial humano angolano esta em condições de levantar Angola?
Acreditamos sim. Quando arrancamos este projecto foi-nos passado um estudo de base feito por dois grupos independentes angolanos aonde apontava o potencial da qualificação angolana, com base nesse estudo compreendemos que tínhamos mercado a crescer. Hoje, com o Portal de empregos para Angola on-line conseguimos apresentar relatórios da nossa bolsa de candidatos que dão conta do valor deste potencial.

 

Por último, que mensagem tem para aqueles cibernautas do Club-k que apesar de terem as qualificações exigidas para assegurar um emprego digno estam no desemprego?
Visite o nosso Portal, www.empregos-ao.com e inscreve-se na bolsa de candidatos, basta apenas criar o seu currículo on-line. Muitas empresas estão a procura diariamente de candidatos angolanos em diversas áreas de formação independentemente da localização do candidato.Empregos-ao.com trabalha ao lado do candidato.

”J&J”
Fonte: Club-k