Sobre o lema: “JES candidato natural” realizou-se mais uma conferência com os mesmos princípios antagónicos: Entre aplausos, risos, praxes políticos, bajulações, e é claro longos vómitos nos órgãos propagandísticos do MPLA. Cunhados falsamente como órgãos do povo.

Paradoxalmente, nenhum “periodista” do estado teve a mente livre de um jornalista serio e profissional que confronta todos os ângulos do factos e por a panos nus a possibilidade de uma reviravolta no partido dos camaradas. Eleições na liderança do partido. “Candidato natural” é um princípio indiscutível. Uma premissa que todos comungam. Um calvário que rói concavamente os fusos neuróticos de uns. Um calvário que enriquece mesmo o sem subscrever o que dizem "defender" ideologicamente.

Partimos do princípio que candidato natural só existe num sistema monarca ou comunista: Num grupo aonde não existe democracia tem o sobrenome ou cunho de UNO ou ditadura. Numa clã aonde o debate fraternal não existe. Dois idealistas podem ter uma mesma finalidade, mais com alcançar este alvo fazendo uso de métodos diferentes.

É com base deste nobre pensar que me leva a concluir que no MPLA não existe democracia. Mil membros e todos com as mesmas formas de executar um problema? Se assim for, o MPLA carece de mais criativos. Pensantes que tenham a capacidade de ver outras opções na resolução dos problemas. Esta opção (criatividade) falta no MPLA. Ver os problemas que afectam e necessitam resoluções imediatas. Para tal, necessitam recrutar homens que pensem diferente. Se todos MPELISTAS acreditam que estam no bom caminho, então é que estamos ferrados para sempre!!!!!

Dentre os mil presentes na conferência dos camaradas questiono –duvido- que todos na realidade acreditam que nesta esfera exista democracia. É uma ditadura eclesiástica. Como antigamente que era proibido questionar qualquer acção de um padre.

Os membros do MPLA temem JES. O vêem como se fosse a entidade da perfeição. O maestro da sabedoria. E acima de tudo, a salvação do MPLA. Perante estes factos, afirmar que existe democracia no MPLA estaríamos a ironizar o real significado desta palavra grega.

Democracia significa diversidade de ideias. Opção de escolher dentre diferentes formas de governar. Se nos camaradas este princípio básico ainda não vigora, é absurdo dizer que existe democracia.

Nando, Aguinaldo Jaime e outros arquiva do top do MPLA em várias ocasiões afirmaram que JES “é o nosso candidate natural do partido”. Eles esquecem-se que democracia significa pluralidade de ideias: Se só existe uma ideia. Um delineador de trabalhos. Um princípio. Em resumo uma opção. Isto não é democracia. A não for que o MPLA faz uso de um termo por eles próprio patenteado. Haver vamos como será o próximo congresso!

* PGarcia
Fonte: Club-k