Luanda - O Presidente da UNITA Isaías Samakuva visitou na manhã desta quinta-feira, 23 de Abril de 2009, os sinistrados da ilha de Luanda, na zona do Zango e manifestou-se chocado com as condições “dramáticas e chocantes” em que se encontram as famílias desalojadas, pelas calemas, desde o final de semana passada.

Acompanhado por membros da direcção da UNITA e por deputados à Assembleia Nacional, o mais alto mandatário da UNITA foi ao local de acolhimento das populações desalojadas, constatar as condições postas à sua disposição e manifestar-lhes a sua solidariedade.

A realidade encontrada no terreno chocou o líder da UNITA e seus companheiros, afirmando ser inaceitável a situação a que se encontram sujeitas as populações.


“Não podemos viver com essa insensibilidade humana que verificamos aqui, bebés ao relento, doentes, sem comida, é simplesmente chocante”, declarou à rádio Despertar o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, tendo prometido o pronunciamento do seu partido a respeito da situação a que estão submetidas as populações.

As autoridades não fizeram o que deviam para acudir os sinistrados e no local são visíveis os sinais de insensibilidade e completo abandono em que se encontram mulheres e crianças.

As populações queixam-se da falta de solidariedade das autoridades que não disponibilizam as tendas para as populações se abrigarem das chuvas que continuam a cair na zona, nem alimentação.

De salientar que ontem 22 de Abril de 2009, a líder parlamentar da UNITA, Alda Sachiambo encabeçou a delegação de deputados do Galo Negro que visitaram as áreas sinistradas da Ilha de Luanda.
 
Fonte: Unitaeuro