Luanda - Em Novembro do ano passado, nos dias 3 e 4, foi realizada, na capital económica sul-africana (Joanesburgo), uma conferência regional sobre Direitos Humanos.  O antigo presidente da Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) foi um dos representantes do nosso País à sobredita conferência em que estiveram igualmente alguns membros de Organizações da Sociedade Civil, OSC, do Governo (pasme se quiser!).

No decurso do referido colóquio, Fernando Macedo (na foto) acusou (com toda e mais alguma razão) o Governo angolano de usar métodos sofisticados para violar (de forma grosseira, acrescente-se) os Direitos Humanos.

Quando a garotada angolana (OSC), presente ao certame, ouviu a verdade verdadeira revelada por Fernando Macedo, dividiu-se.

Houve, como era de esperar, plateia contra e a favor. Uns assanharam-se acusando, em surdina, Fernando Macedo de falta de patriotismo por ter feito tal revelação fora-de-portas.

Outros, mais reservados, duvidaram da denúncia feita por Fernando Macedo, que, para além de activista dos Direitos Humanos, é igualmente professor universitário.

Pois é. Se dúvidas ainda havia (é claro que as há e haverá sempre enquanto não se acabar com o Sistema vigente!), o tempo dos nossos tempos acabaram por dissipá-las.

Se dúvidas ainda havia (é claro que as há e haverá sempre enquanto não se colocar um ponto final ao Sistema vigente!), os factos que acontecem debaixo do nosso sol político acabaram por caucionar a denúncia feita o ano passado por Fernando Macedo em Joanesburgo.

A responsabilidade que Fernando Macedo assacara então ao Governo angolano tinha mesmo razão de ser.

A provar isso está facto de agentes da Comarca do Namibe (antigo Moçamedes) manterem dois reclusos algemados numa cela solitária há cerca de sete meses. Tratam-se dos cidadãos de Francisco Oliveira e Melo Xavier.

A informação foi trazida a público pelo correspondente da Rádio Eclésia-Emissora Católica de Angola no Namibe, Armando Chicoca.

Será que Jorge Mendonça, director Nacional dos Serviços Prisionais, (não) tem conhecimento deste episódio que tem como triste palco a Comarca do Namibe?

Seja como for, digam lá, de vossa Justiça, se há melhor forma de privar o cidadão da sua liberdade? Não, não creio que haja melhor forma. Pois quando se trata de violar os Direitos Humanos o Governo angolano não brinca em serviço.

Digam lá, em nome da vossa formação moral, cívica e humana, se esta não é uma forma sofisticada de violar os Direitos Humanos? Se sim, então Fernando Macedo estava mesmo coberto de razão. É que quando toca a sargento Fernando Macedo fala mesmo. Alto e bom som.

Fonte: http://jorge-eurico.blogspot.com/