Presidente da República (dir.) concede audiência ao governante  dos Emirados Árabes Unidos
Presidente da República (dir.) concede audiência ao governante dos Emirados Árabes Unidos
Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, analisou Quinta Feira, em Luanda, com o ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Dahen, as perspectivas de cooperação com esta nação.

Mohamed Dahen disse a jornalistas, no final do encontro que durou cerca de 40 minutos, que passou em revista as oportunidades e os potenciais que os dois países têm para desenvolver a cooperação.

"Angola é um país muito rico e que se está a desenvolver", disse o ministro, para depois referir que o Presidente José Eduardo dos Santos "encorajou-nos a continuar a trabalhar no sentido de reforçarmos as relações de cooperação".

"Igualmente apresentei durante o encontro cumprimentos do Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa Bin Al Nahyan, ao Chefe de Estado angolano", acrescentou.

Relativamente a um eventual apoio de Angola para que o seu país acolhe a sede da Agência de Energias Renováveis, o ministro disse esperar que este facto venha a suceder.

"Nós contamos com o apoio dos nossos amigos africanos para que esta sede venha a estar no nosso país (…) pois estamos situados no centro do mundo e possuímos infra-estruturas capazes de a acolher", asseverou.

Angola ainda é membro observador da Agência Internacional de Energia Renovável, organização dedicada às energias renováveis nos países industrializados e em vias de desenvolvimento.

Situado na Península Arábica, os Emirados Árabes Unidos são uma federação de pequenos emirados. Confina a norte com o Qatar e o Golfo Pérsico, a leste com o território omanita da península de Musandam, com o Golfo de Oman e a sul e a oeste com a Arábia Saudita.

Independente do Reino Unido desde 2 de Dezembro de 1976, possui uma população de 5.435.746 confinada a uma área de 83.600 quilómetros quadrados.

Fonte: Angop