ImageDecano dos chefes de Estado africanos

Lisboa - O presidente do Gabão, Omar Bongo Ondimba, "está vivo", declarou hoje em Barcelona o primeiro-ministro gabonês, Jean Eyeghe Ndong, desmentindo a notícia da sua morte avançado domingo em Paris.

"Constatámos que o presidente da República Omar Bongo Ondimba está vivo", declarou o primeiro-ministro gabonês, indicando tê-lo visitado "hoje de manhã", acompanhado por vários ministros gaboneses e pelo presidente da Assembleia Nacional do país.

Também uma fonte diplomática espanhola garantiu hoje que Omar Bongo "não está morto".

Entretanto, o chefe do executivo do Gabão indicou que o seu governo vai protestar oficialmente junto da França contra as "derivas repetidas da imprensa francesa" sobre o estado de saúde do presidente Omar Bongo Ondimba.

"Dei instruções ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros para transmitir por via diplomáticas às autoridades francesas competentes o protesto do governo gabonês face às derivas repetidas da imprensa francesa, nomeadamente dos órgãos públicos", declarou.

Uma fonte próxima do governo francês anunciara domingo à noite à agência AFP a morte do presidente Omar Bongo Ondimba, 73 anos, no poder há 41 anos e decano dos chefes de Estado africanos em exercício.

Esta informação não foi confirmada oficialmente na noite domingo, quer por Libreville, quer por Paris ou Madrid.

Segundo as autoridades gabonesas, o chefe de Estado foi hospitalizado para um simples "exame geral de saúde" em princípios de Maio. Outras fontes indicaram, contudo, que se encontrava em estado "grave", padecendo de um cancro intestinal.

A presidência gabonesa anunciou a 06 de Maio que Bongo decidira "a suspensão momentânea das suas actividades" de chefe de Estado e que "todas as audiências presidenciais ficam suspensas até nova ordem".

Fonte: Lusa