Luanda – O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi hoje, em Luanda, formalmente convidado a participar na próxima cimeira do G-8 (grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos do mundo, prevista para 8 a 10 de Julho próximo, na Itália.

Este facto ocorreu durante um encontro com Luccas Ruardi, representante pessoal para África do Presidente do Conselho de Estado italiano, Sílvio Berlusconi.

O enviado italiano disse a jornalistas, no final do encontro, de cerca de 30 minutos, que entregou a José Eduardo dos Santos, “uma carta pessoal de Sílvio Berlusconi, na qualidade de Presidente do G-8, que o convida a participar na próxima cimeira deste grupo”.

O convite, asseverou Luccas Ruardi, “foi aceite pelo presidente  José Eduardo dos Santos e eu estou praticamente feliz por este
resultado”.

“É um convite especial, (…) dado que os problemas de África estarão, igualmente no centro das discussões desta cimeira do G-8”, acrescentou.

Recordou que Angola é um país que “está a ter um desenvolvimento excepcional e por este facto Sílvio Berlusconi é de opinião que o Presidente José Eduardo dos Santos poderá dar um grande contributo a esta cimeira”.

“A isto acrescenta-se a admiração pessoal que o Presidente Berlusconi tem do estadista angolano pelos trabalhos que este tem vindo a desenvolver”, referiu.

Luccas Ruardi disse que o G-8, em relação ao continente africano, prima pelo combate ao tráfico da droga, preocupa-se com o impacto da actual crise mundial sobre as economias de África, a paz e segurança, entre outros aspectos.

Para além de Angola, revelou, ao mais alto nível deverão participar nesta cimeira o Egipto, África do Sul, Senegal e o Ghana.    


Integram o G-8 os Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e a Rússia. 

A última reunião do G-8 ocorreu em 9 de Novembro do ano passado no Japão.

 Fonte: Angop