Brazzaville - As possibilidades e vias de estreitamento das relações dos povos de Angola e do Congo-Brazzavile centraram a audiência, hoje (quarta-feira), do embaixador Pedro Fernando Mavunza, ao presidente da Associação Congolesa de Amizade com os Povos (ACAP), Vital Bala.

ImageNa ocasião, analisaram perspectivas de maior aproximação, em todos os domínios da cooperação, enquanto se aguarda pela realização da Comissão Mista Bilateral.

Nesta perspectiva, concordaram estimular o estabelecimento, a curto prazo, de laços corporativos entre a Liga Angolana de Amizade e Solidariedade para com os Povos (LAASP) e a ACAP, em benefício dos interesses mútuos.

Os interlocutores, reconhecendo o impacto positivo dos laços culturais na aproximação dos Povos, sublinharam que acontecimentos como a sétima edição do Festival Panafricano da Música, a realizar-se em Agosto, em Brazzaville, poderia servir de ocasião propícia para troca de experiências e mais aproximação.

Igualmente presidente de honra da Federação dos Empresários Congoleses, Vital Bala, sugeriu que este organismo e a Associação Industrial Angolana (AIA) explorem oportunidades de uma maior aproximação dos associados respectivos, visando a participação no desenvolvimento sustentado de ambos países.

Por outro lado, no cumprimento da agenda do dia, o chefe da missão diplomática angolana recebeu Yehoshua Etrog, director para África da empresa israelita ‘’LR Group’’, com interesses em Angola nos domínios da agricultura, construção civil e telecomunicações, empregando três mil trabalhadores.

Pedro Mavunza encorajou, na oportunidade, o contínuo investimento em Angola. ‘’Precisamos de recursos financeiros e experiências de outros para criarmos condições de vida melhoradas para as nossas populações’’, sublinhou a propósito.

Por seu turno, Yehoshua Etrog, que se encontra na capital congolesa para visita, de três dias, as sucursais da sua empresa, ressaltou a participação do grupo nos projectos ‘’Aldeia Nova’’, já implementados nas províncias do Kwanza Sul e Malanje, através dos quais procura transmitir a experiência e ‘’know-now’’ israelitas neste domínio, aos operários angolanos.

Reiterou a vontade da sua empresa em investir cada vez mais em Angola, apontando a linha de crédito de 750 milhões de dólares, recém aberta, como prova de que os investimentos do seu país permanecem disponíveis.

Fonte: Angop