Lisboa - De acordo com informações que o  Club-k.net teve acesso, a  Fundação Eduardo dos Santos de Angola (FESA) e a sua congénere alemã a Fundação Gauff Angola, rubricaram recentemente nas, instalações da FILDA, em Luanda um  Memorando de Entendimento e de Cooperação á margem do Dia da Alemanha naquele evento de caris  econômico. Pela FESA assinou, a sua Vice Presidente Maria Antónia enquanto que pela FGA, o seu enviado especial, Markus Gauff.

ImagePor efeito das relações institucionais existentes, a FGA que tem cooperação com o Ministério da Defesa da Alemanha procedeu a doação de cinco viaturas ambulância (do tipo UNIMOG) a sua congênere local tal como cerca de 800 Kg de material e equipamento sanitário entregues minutos após a assinatura do acordo citado.

De acordo apreciação interna, ambas as empresas comprometem-se a estreitar a cooperação. Esta previsto a deslocação à Alemanha de uma Delegação da FESA para negociar entre outros, a instalação de uma Oficina para Manutenção e Reparação dos UNIMOGs, bem como a formação de pessoal local qualificado, a ser instalada algures na Província do Bengo. 

Os meios ora doados, serão distribuídos pela FESA aos Hospitais e Centros Médicos nas Províncias mais carentes do país, continuando entretanto a FESA, a ser o proprietário das mesmas.

Segundo ainda o Memorando em causa, a FESA como futuro gestor e proprietário das mesmas, encarregar-se-á de adquirir as respectivas Licenças de Importação bem como do Desembaraço Aduaneiro antes que os meios sejam enviados via mar pela FGA a partir de Alemanha.

A FGA na pessoa do seu enviado Especial, vê assim realizar o seu desejo de ter maior protagonismo na sua intervenção social em Angola, onde já patrocina um Orfanato para crianças de Rua na Província do Uíge.

Assistiram ainda ao encontro a Eng Manuela Bezerra, vice-Ministra das Obras Públicas, Dr. Orlando Ferraz, Representante da FGA em Angola e Director Comercial da multinacional alemã em Angola Gauff Engineering, Eng Stefan Bollow, Director da Sucursal da GAUFF em Angola,  bem como o Dr. João de Deus Pereira, Director Geral da FESA e convidados.

Enquanto a FESA tem como patrono o Presidente da República de Angola, Engenheiro  José Eduardo dos Santos, a FGA tem no Engenheiro  Helmut P. Gauff, Fundador e sócio maioritário do importante Grupo empresarial alemão GAUFF, seu inspirador.

Preside a FESA o Dr. Ismael Diogo da Silva e a FGA a Sra. Nadya Gauff.

Fonte: Club-k.net