Canadá – Os militantes do MPLA em Ottawa elegeram, por unanimidade, a camarada Joana Ferreira ao cargo de primeira secretaria do referido comité de acção, durante a assembleia de balanço e de renovação de mandatos, realizada sexta-feira na capital canadiana.

ImageDurante o encontro foram igualmente eleitos Francisco Ginga, como segundo secretario, Herminia da Costa, como secretária para as questões politicas e das comunidades e Yuricelma Silva como financeira.

A direcção ora eleita promete tudo fazer para o fortalecimento e engrandecimento do partido naquela localidade.

O anterior primeiro secretario do comité de acção, Rogério de Sousa, considerou de positiva a actividade desenvolvidas que visaram o fortalecimento do partido e na promoção, entre os militantes, de uma postura digna, espírito de tolerância e de respeito pelas diferenças no seio dos angolanos.

O referido comité de acção foi constituído em Junho de 2005 e composto por 36 militantes e alguns simpatizantes.

Desde a data da sua constituição tem levado a cabo diversas actividades de carácter politico e cultural, destacando-se as palestras de esclarecimento sobre a Lei Eleitoral angolana, a Lei do registo eleitoral angolano, bem como a análise que procedeu da agenda nacional de consenso.

No Canadá as assembleias no âmbito do processo orgânico do VI Congresso, marcado para Dezembro próximo, decorreram já nas
cidades de Hamilton e Toronto (província de  Ontario) nos dias 8 e 9 de Agosto respectivamente.


Os comités de Montreal, província de Quebec, realizaram no sábado, enquanto a de Calgary, província de Alberta, está prevista para dia 22 do corrente mês.

O primeiro secretario do MPLA no Canadá, Domingos José Manuel “Kanhonga” deu a conhecer que os trabalhos das assembleias de militantes, que decorrem a “bom ritmo”, irão culminar com a conferência nacional do partido no Canadá que deverá ser realizada no dia 12 do próximo mês.

Fonte: Angop