Luanda – As relações de cooperação entre Angola e a África do Sul situam-se num nível excelente, sobretudo com a ascensão ao poder do presidente Jacob Zuma, considerou hoje, sexta-feira, o embaixador angolano Miguel Gaspar Neto.
 
Em entrevista exclusiva à Angop, o chefe da representação diplomática de Angola naquele país esclareceu que os dois estados têm relações de longa data, que vão desde os acontecimentos históricos, culturais e de irmandade.
 
Estes laços, que datam desde os primórdios da luta de libertação nacional, são cada vez mais evidentes, uma vez que, no entender de Miguel Neto, “muitos sul-africanos consideram Angola sua segunda casa”.
 
O embaixador referiu que existem acordos nos mais variados domínios entre os dois países, que passam pela diplomacia, interior, questões migratórias, saúde e ensino, comunicação social, urbanismo, ambiente, pescas, juventude e desportos, para citar os mais mediáticos.
 
O diplomata sublinhou que outras áreas de cooperação que as autoridades angolanas gostariam ver dinamizadas com a África do Sul têm a ver com as do domínio da agricultura, assistência social, energia e águas, geologia e minas, comércio, indústria e habitação.
 
“A África do Sul é potencial em termos de recursos humanos e nós queremos aproveitar toda esta gama para troca de experiência”, argumentou Miguel Neto.
 
Na sua visão, este país pode ser útil, por exemplo, na reconstrução da parte sul de Angola, uma área que até então se encontrava devastada devido ao conflito armado.
 
“Para além da habitação, os sul-africanos também têm uma boa experiência na construção de estradas e pontes, o que, uma vez concretizado, poderá ajudar a minimizar os mais variadíssimos problemas que a nossa população enfrenta”, concluiu o embaixador angolano na África do Sul.

Fonte: Angop