Luena – O vice-governador provincial para esfera Económica e Social, do Moxico, Francisco Cambango, afirmou hoje, no Luena, que a forma incansável e modesta como o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, tem trabalhado na consolidação da unidade nacional granjeia o renome de estadista universal.

Fonte: Angop

ImageO responsável que dissertava o tema "Vida e Obra do Engenheiro, José Eduardo dos Santos" enquadrado nas comemorações do 67º aniversário natalício do Chefe de Estado angolano, que se assinala nesta sexta-feira, considerou "o arquitecto da paz" como o principal impulsionador da unidade nacional em Angola.

Segundo Francisco Cambango, a liderança de José Eduardo dos Santos, reflecte também na consolidação das instituições democráticas, respeito pela diferença e estabelecimento de um clima de irmandade, liberdade, justiça, paz e progresso social.

Apontou por exemplo a recente participação de José Eduardo dos Santos na Cimeira dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo (G – 8), realizado na cidade Italiana de L'Atila como fruto do seu digno desempenho.

Depois da conquista da paz, sublinhou, o líder angolano, assumiu de forma sabia e inteligente a direcção do processo de reconstrução do país, sobretudo na solução dos problemas sociais básicos das populações, no combate à fome e a pobreza, tarefas pelas quais convida o envolvimento de todos os extractos da sociedade.

O orador fez uma trajectória positiva do aniversariante destacando o seu empenho desde 1990 na procura de caminhos para a pacificação do país, bem como promover políticas que conduziram o país à democracia multipartidária, o que culminou com a realização das primeiras eleições legislativas e presidênciais em 1992.


Francisco Cambango lembrou que desde 1992 até a data, o também Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), intensificou esforços na busca de soluções pacificas e diplomáticas para a Angola, tendo ensaiado várias estratégias que conduziram à constituição do extinto, Governo de Unidade e Reconstrução Nacional (GURN).


"Ao comemorarmos o 67º aniversário natalício, devemos reiterar a nossa firme determinação em prosseguirmos de mãos dadas, ao lado de sua excelência, o Presidente José Eduardo dos Santos, trabalhando rumo à conquista dum futuro melhor, para todos os angolanos", frisou o vice-governador provincial.


Participaram da palestra membros do governo, representantes de partidos políticos, entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais, efectivos da Polícia Nacional (PN), Forças Armadas Angolanas (FAA), funcionários públicos, estudantes e população interessada.


Salienta-se que no Moxico, o acto provincial das comemorações do aniversário natalício do Presidente da República terá lugar na sede municipal de Lumege-Cameia, 102 quilómetros a leste da cidade do Luena.