Luanda - Samakuva não tem que excluir Chivukuvuku da UNITA e Dos Santos não deve conflituar o processo constitucional em vez de reforçar a reconciliação nacional.

Fonte: Apostolado

ImageA posição é de Vicente Pinto de Andrade, o primeiro candidato declarado às presidenciais sem data por enquanto, posição expressa à Rádio Ecclesia anteontem.

«Se o Abel Chivukuvuku quiser candidatar-se à Presidência da República como independente poderá fazê-lo. Isto não é razão para ser expulso do partido», opinou o político, ele próprio autor do tipo de projecto suspeito em Chivukuvuku.

Na sua óptica, o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, ajudou até, com «este sinal negativo», o seu par do MPLA, José Eduardo Dos Santos.

«No meu entender, ajudou também o engenheiro José Eduardo Dos Santos a formular esta ideia de que os candidatos saem do parlamento, se são da lista do partido», disse, em alusão à recente sugestão de Dos Santos do modele sul-africano de eleição do presidente da república.

No fundo, prosseguiu, «é mais uma vez a tentativa de partidarizar a vida nacional.»


«Eu penso que foi um erro crasso este cometido pelo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, assim como é um erro crasso o senhor presidente da república, quando falou, no fundo, condicionar aquilo que é o debate constitucional», completou Vicente.

Embora se reclame do MPLA, Vicente, economista brilhante e docente, anunciou a sua candidatura há mais de dois anos como independente.

Insurge-se amiúde contra a corrente que quer fazer de Dos Santos, o actual presidente do MPLA e da república, como o «candidato natural» a tal pleito, presentemente sem prazo definido.